Casa da Cultura, finalmente, será restaurada. O que esperar?

Foram dez anos de abandono. Agora, um novo projeto de restauro está aprovado |FOTO: Divulgação 


O Governo de Roraima anunciou na última semana que dará largada para a restauração da Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller, localizada na avenida Jaime Brasil, centro de Boa Vista. Após anos de abandono, este tão importante patrimônio histórico de nosso povo voltará à qualidade e beleza dos tempos áureos, quando chegou a ser utilizada como sede do Executivo estadual. Ao menos é o que se espera.

De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), por dez anos, a Casa de Cultura foi cenário de descaso e abandono.  Chegou a ser objeto de ação judicial, que já penalizou o Estado com R$ 270 mil em multas, por conta da falta de providências das gestões anteriores. Felizmente, após quatro projetos enviados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a restauração do prédio foi aprovado.

“Foram pelos menos quatro projetos enviados ao Iphan que não foram aprovados por estarem incompatíveis com as normas técnicas de restauração. A situação mudou atualmente. A Secult obteve aprovação do Iphan em um novo projeto de restauração da Casa de Cultura”, informa a nota enviada ao Portal Boa Vista pelo Governo do Estado.  

No entanto, ainda há uma data prevista para início da obra. Serão necessários ainda os procedimentos de escoramento e isolamento, bem como a elaboração dos estudos técnicos preliminares, além dos projetos básico e executivo para recuperar o prédio. Por se tratar de um patrimônio cultural, tudo o que for pensado para o restauro precisa passar pela aprovação do Iphan, pois não será uma obra comum.

A previsão do Governo é que até o final do ano seja concluído todo o levantamento histórico e análises devidas. A estimativa é que esses estudos custem em torno de R$ 500 mil, uma vez que precisam ser feitos por uma empresa técnica e especializada que deverá determinar o valor exato da obra e o prazo para conclusão da restauração.

Se tudo ocorrer bem, o Governo espera que os trabalhos sejam iniciados no primeiro semestre de 2021. Após a conclusão das obras, a Casa de Cultura voltará a ser utilizada como um espaço de fomento da cultura roraimense, com sarais, exposições, apresentações e shows. Estamos na torcida!


A Casa através do tempo

A Casa foi por muito tempo a sede do Governo do antigo Território de Roraima e do Estado, antes da construção do Palácio Hélio Campos

O prédio da hoje denominada Casa da Cultura foi construído em 1940, por Milton Miranda, com a finalidade de ser residência, sendo adquirida posteriormente pelo governador Félix Valois de Araújo, como casa oficial dos governadores dos Territórios Federais do Rio Branco e de Roraima, até a construção do Palácio 31 de Março.

Tempos depois, passou a abrigar a Casa da Cultura do Governo, com o nome “Madre Leotávia Zoller”, em homenagem a uma importante religiosa do Estado. O Sebrae-RR chegou a utilizar o espaço por um tempo, mas depois prédio voltou a ser utilizado pelo Governo, abrigando em 2007 a Ouvidoria Geral do Estado.

A Casa foi tombada pelo Governo Estadual e inscrita no livro de Tombo Estadual em 1984 e tornou-se patrimônio cultural através do Decreto nº 722/84 da Lei nº 718 de 6 de julho de 2009.

Postar um comentário

0 Comentários