Reportagem do Fantástico confunde Roraima com o Amapá. E ainda com a sigla de Rondônia...

Infográfico da reportagem mostra Roraima no lugar do Amapá

Pelo visto, a dificuldade quanto a geografia é um problema nacional. E se tratando de Roraima, então, é que a coisa pega. Neste domingo (30), por exemplo, uma reportagem do Fantástico, da rede Globo, mencionou o Estado. Porém, no mapa do Brasil mostrado no infográfico, Roraima “tomou” o lugar do Amapá.

A reportagem abordou sobre os efeitos do contrabando ilegal de mercúrio na Floresta Amazônica. Roraima foi citado devido a Guiana, país que faz fronteira com o Brasil, é uma das principais portas de entrada dos contrabandistas, passando pelo município de Bonfim. Ok. Só que, mais uma vez, a imagem mostrada traz a sigla “RO”, de Rondônia, em vez de “RR”.

E, novamente, a confusão entre Roraima e Rondônia


Foi o suficiente para que os internautas macuxis fizessem estardalhaço nas redes sociais, após a exibição da matéria. O jornalista Simeão Wanderley comentou em seu perfil no Twitter: “Como sempre o @showdavida faltando a aula de geografia. Mas é o norte né? Deixa pra lá, faz qualquer coisa”, ironizou.




A também jornalista Rhayana Araújo fez questão de ressaltar que o problema é antigo. “Até quando? Desde que me entendo por gente que vejo erros grotescos sobre Roraima. Seja na TV, seja em viagens que fazia quando ainda morava em RR, seja aqui em Brasília. A gente tira sarro, acha graça, mas na verdade não tem! Nossa região sempre foi muito negligenciada”.



As informações foram corrigidas para versão da reportagem para o portal G1.



Vale lembrar que na ocasião do aniversário de Boa Vista, em 9 de julho, o Ministério do Turismo (!!!) fez uma publicação parabenizando o município, porém usou uma foto de uma travessia de balsa entre os municípios de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina. Ao notar a gafe (após uma saraivada de reclamações nas redes sociais), o post foi refeito e o ministério pediu desculpas aos boa-vistenses.


Postar um comentário

0 Comentários