COMPASSO| Documentário apresenta resultados em Boa Vista de programa de aprendizagem socioemocional

 

O programa Compasso vem ao longo desses três anos trabalhando questões importantes, como habilidades para aprendizagem, empatia, lidando com as emoções e resolução de problemas |FOTO: Divulgação/PMBV

Nesta terça-feira, 16, o Instituto Vila Educação lançou o documentário “No Compasso das Emoções”, em sua página do Youtube, que apresenta algumas experiências de vidas transformadas pela educação socioemocional em Boa Vista através do programa Compasso. A obra conta com 24 minutos de relatos emocionantes de alunos, professores, famílias e dos representantes da instituição. 

O Compasso é a versão brasileira do Second Step, programa internacional de aprendizagem socioemocional com base em pesquisas de evidências e que já alcançou mais de 15 milhões de crianças ao redor do mundo. No Brasil, o programa é direcionado às escolas públicas, sendo desenvolvido e implementado pelo Instituto Vila Educação. 

A experiência dos alunos de Boa Vista com o programa começou em maio de 2018, ocasião em que a rede municipal de ensino passou a dar uma atenção especial ao aspecto socioemocional dos estudantes. A iniciativa foi abraçada pela então prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, sendo continuada pelo atual prefeito Arthur Henrique, que acreditaram nos benefícios do programa aos estudantes. 

“Eu acredito muito que trabalhando na infância você tem uma geração mais equilibrada. O nosso objetivo sempre foi um projeto a longo prazo, onde você trabalha a criança e vê os reflexos quando for adolescente e adulta”, disse Teresa. 

O programa vem ao longo desses três anos trabalhando questões importantes, como habilidades para aprendizagem, empatia, lidando com as emoções e resolução de problemas. Neste período de pandemia, o ensino socioemocional continua, ainda que de forma remota e com a participação dos pais dos alunos da pré-escola ao ensino fundamental. 

“O Compasso mostra para as crianças a importância do controle emocional e do alcance dos seus objetivos. Isso é fundamental para que ela alcance seus objetivos não só dentro da escola, mas em toda a vida”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

Para Débora Schaffer, diretora do Instituto Vila Educação, o sucesso do programa em Boa Vista foi possível graças à gestão municipal que acreditou neste sonho. “É incrível ver um programa sendo implementado numa cidade inteira. É maravilhoso ver todas as crianças tendo a mesma oportunidade de aprender sobre empatia, respeito, lidar com seus sentimentos e compaixão”, disse. 

 

Relatos emocionantes 

O documentário conta com 24 minutos de relatos emocionantes de alunos, professores e famílias


O documentário mostra diversas experiências dos alunos, professores e das famílias. Alguns estudantes relataram a melhora em seu próprio comportamento, além de um maior respeito no convívio com seus familiares, amigos e colegas da escola. Pais e professores, por sua vez, destacam os reflexos positivos do programa nas crianças. 

Um destes relatos foi da professora Danielle Varjão. “Os pais me procuram vendo a mudança dos filhos. Ensinados aqui eles compartilham em casa também. É uma troca de experiência incrível. Sem contar que a família se une nas atividades, e nos procura mais”, disse. 

Outra experiência destacada na produção foi uma composição musical, “O Rap do Compasso”, idealizado à época (2019) pelos alunos da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. Questões envolvendo a migração venezuelana também teve vez e um relato emocionante de uma criança venezuelana (Victor Abraham) contando sua experiência, como o fato de seus colegas e professores o ajudarem a superar as diferenças e seus conflitos. 

“Eu gostei desse projeto porque a gente conseguiu se comunicar. Fizemos tudo junto. Foi trabalho em equipe”, disse Victor. 

Assista:

T

Com informações da Prefeitura de Boa Vista


Postar um comentário

0 Comentários