“BOA VISTA DE ANTIGAMENTE...”| Grupo no Facebook resgata memória e história da capital

 

Em menos de um mês, o grupo ultrapassou a marca de 1,2 mil participantes - de todas as idades

Fotos em preto e branco ou em um tom sépia que traduzem bastante a trajetória da capital mais setentrional do país. E, aliando a isso, mentes ainda frescas que relembram um passado glorioso que só reforça a saudade no coração.

Estes são alguns dos elementos presentes no grupo criado no Facebook, o Boa Vista de Antigamente, que em menos de um mês, já conta com mais de 1,2 mil participantes - de todas as idades, amantes da história local e que veem ali um espaço para compartilharem suas próprias histórias e causos.   

A ideia partiu do servidor público Wilson Clemente, inspirado numa página semelhante – Recife Antigo, pois seu pai é pernambucano e a mãe é paraibana e ambos vieram a Roraima na década de 1950, onde constituíram família.

Ele conta que tinha muitas fotos antigas de Boa Vista em seu notebook e, devido a paixão por sua cidade natal, resolveu criar o grupo no fim do mês passado, mas sem grandes pretensões. Tanto que se surpreendeu ante ao grande sucesso que a página fez em tão pouco tempo.

“E o gostoso da página, que está ‘viciando’ todo mundo, é justamente você postar a foto sem dizer nada e as pessoas irem lá e cada um contribuir com a sua opinião e contar suas próprias histórias. Isso que me deixa muito feliz”, conta.

Wilson ressalta que qualquer pessoa pode participar do grupo, mas as postagens não podem fugir do tema. Para isso, há um grupo de moderadores com autonomia para excluir qualquer post que não se relacione à Boa Vista antiga.


Algumas postagens do grupo
 







Uma reunião de familiares e amigos

O grupo tem se tornado um verdadeiro reencontro, ainda que virtual

Muitos participantes do grupo já não moram mais em Boa Vista e se maravilham quando lá se deparam com imagens que remetem suas infâncias e juventudes. Assim, o Boa Vista de Antigamente tem contribuído para reunir, ainda que virtualmente, parentes e amigos de longas datas.

Wilson, no entanto, diz que existe uma ideia para, após o fim da pandemia, reunir presencialmente todos os participantes do grupo. “No momento não é possível, pois temos todos que nos cuidar. Vamos esperar as coisas melhorarem, todos tomarem a vacina. Afinal, a maioria ali é do grupo de risco”, brinca. “E aí, se Deus quiser, vamos todos nos reunir, em um lugar como a Praça do Centro Cívico, em volta do garimpeiro, onde todos vamos nos conhecer”.  


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Essa ideia não partiu desse homem! Eu criei grupo Boa Vista de antigamente há seis 6 anos! O que esse senhor fez foi plagiar a minha ideia!

    ResponderExcluir