Convênio é firmado para fortalecer cultura junina em 2021

 

Cristielly e Marcos Vinícius, da Agitação Caipira: Apoio vai valorizar a cultura local e fortalecer a tradição Junina nesses tempos de pandemia, além de também contribuir com a movimentação da economia criativa |FOTO: Katarine Almeida

Neste ano, infelizmente, as atividades culturais ainda estão limitadas. Mas o movimento junino, uma tradição da cultura brasileira é dinâmica e não para. Porém, para apoiar as festividades de 2021 – ainda que não presencialmente, a Prefeitura de Boa Vista firmou convênio nesta quinta-feira, 1º, para repasse de verbas destinadas às quadrilhas juninas.

O convênio foi firmado com a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, e é uma forma de valorizar a cultura local e fortalecer a tradição Junina nesses tempos de pandemia, além de também contribuir com a movimentação da economia criativa.

Esse apoio acontece há 15 anos e tem se fortalecido a cada ano. O valor de repasse será de R$ 543.540,00 e a estimativa é de beneficiar 25 grupos culturais. Esse recurso visa cobrir as despesas dos quadrilheiros, incluindo a confecção dos vestidos e demais peças da vestimenta, transporte, dentre outros itens.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, ressaltou que esse apoio envolve tanto o custo que os quadrilheiros tiveram na ocasião do Concurso de Destaques – ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de junho, quanto as apresentações das quadrilhas no Boa Vista Junina Live 2021, marcado para acontecer nos dias 8, 9 e 10 deste mês.

“Infelizmente, ainda estamos num ano de pandemia. As festas não estão acontecendo como a gente esperava e que eram promovidas desde 2013. Ainda não é a hora. Mas, conseguimos ter um mês de junho bem festivo, com as lives acontecendo pelos canais da prefeitura. E agora, em julho, a gente vai ter as apresentações das quadrilhas. Então, esse apoio financeiro que a prefeitura está dando aos grupos vai garantir que a festividade e as apresentações das quadrilhas aconteçam, mesmo de forma virtual”, explicou o prefeito.

Para o presidente da Ferquaj, João da Cruz, o apoio dado pela prefeitura ao movimento junino nos últimos anos tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades culturais em Boa Vista, além de fomentar uma cadeia produtiva que envolve não apenas dançarinos, mas também costureiros, produtores, compositores, transporte, entre outros.

“Esse apoio é muito importante. Há anos que contamos com esse apoio da prefeitura, para podermos desenvolver nosso trabalho, cada grupo dentro da sua comunidade. Que, além de um trabalho cultural, temos todo um trabalho também social. Mesmo nessa situação de pandemia, onde a gente não pode fazer tudo o que a gente fazia antigamente, foi encontrada essa forma com a Fetec de fazer as lives, levando entretenimento à comunidade e fortalecer o movimento quadrilheiro, não deixando que essa cultura se disperse”.

Casal vencedor do concurso Destaque Juninos, ocorrido no último dia 26, Ítalo Vitor e Natally Borges comemoraram mais essa conquista, não apenas para eles que compõe a Explosão Caipira, mas também para todo o movimento quadrilheiro de Roraima.

“Todos agora temos que nos adaptar a essa nova vida. A gente estava acostumada em dançar em tablado, no meio do povo, com toda aquela alegria. E esse ano está sendo por live e isso nos dá mais ânimo para contagiar o público em casa”, disso Ítalo.


Victor e Natally, da Explosão Caipira: Casal de Quadrilheiros em 1º lugar no concurso Destaques Juninos |FOTO: Fernando Teixeira
“Espero que a gente tenha passado essa emoção. Ao mesmo tempo em que a gente se sente triste por conta da pandemia, por não podermos ter aquele contato com o público, a gente também dará nosso melhor, para que as pessoas sintam essa alegria que nós estamos sentindo”, destacou Natally.

Para a bailarina Cristielly Memória, Rainha da quadrilha Agitação Caipira, demonstrou felicidade não apenas por participar dessa edição do Boa Vista Junina, mas também desse reconhecimento e apoio dado aos grupos folclóricos, principalmente nesse momento delicado que o mundo vive.  

“Estou extremamente feliz em poder participar do meu primeiro concurso, podendo contar com todo o apoio e incentivo desse repasse.  Esse apoio financeiro ajudou a cobrir as despesas dos quadrilheiros, incluindo a confecção dos vestidos, peças da vestimenta masculinas, sapatos e adereços, transporte entre outros”.

Cristielly ressalta que nesses tempos da pandemia, onde grande parte das atividades culturais estão paralisadas, um evento como o Boa Vista Junina, vem para abrilhantar e alegrar não somente a vida dos dançarinos e amantes da arte, como também da população, que pode prestigiar do conforto do seu lar.

“Foi tudo lindo e bem organizado, trazendo a lembrança de quão bom são os festejos de São João. Esse apoio mantém o amor aquecido, além de motivar os quadrilheiros a continuarem com essa cultura que é tão forte no nosso Estado”.


Postar um comentário

0 Comentários