Obra de restauro da Casa da Cultura será licitada em 60 dias, garante governo

O prédio histórico deverá ser gerido pela Academia Roraimense de Letras |FOTO: Fábio Cavalcante


O governador de Roraima, Antônio Denarium, garantiu que a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller será finalmente restaurada. A palavra foi dada nesta terça-feira (20), durante reunião com representantes da Academia Roraimense de Letras. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual afirmou que em 60 dias será dado início ao processo de licitação para as obras no prédio histórico.

Além de garantir a tão esperada restauração da antiga residência oficial de Governo (época do antigo Território Federal), Denarium se comprometeu incluir futuramente também o Palácio da Cultura e o Teatro Carlos Gomes. No caso da Casa da Cultura, o espaço deverá ser gerido pela própria Academia de Letras.   

“Dentro de aproximadamente 60 dias, nós vamos licitar a obra de restauração e fazer também um convênio e encomendar uma sanção de uso da academia para que essa faça a administração do local”, disse o governador.

A reunião contou os membros da Academia, Petita Brasil, Cecy Brasil, Alcidinho Lima e também o doutor Helder Girão Barreto. E também, a primeira-dama Simone Denarium, representantes da Casa Civil, Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Cultura.

Da esquerda para a direita: Petita Brasil, governador Antônio Denarium, Simone Denarium, Cecy Brasil e Alcides Lima |FOTO: Secom/RR


Segundo o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, o encontro definiu estratégias que irão viabilizar as restaurações do prédio e o investimento feito em diversos segmentos culturais do Estado. Também foi apresentado os resultados obtidos por meio da Lei Aldir Blanc com o investimento de R$11,4 milhões da cultura beneficiando 480 projetos.

“Um prédio significativo para a história de Roraima, a Casa da Cultura já recebeu serviços de limpeza, isolamento e escoramento da estrutura. Para a comissão foi apresentado, um reforço na recuperação dos prédios públicos, entre eles, locais que são patrimônio público do nosso estado”, disse.

Para a presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, o momento foi muito importante para a cultura, arte e literatura do Estado.

 “O encontro foi extremamente produtivo, além da nossa expectativa e muito importante para a Academia, é uma reivindicação que existe há anos e nunca foi consolidada. Através do governador, que passa a ser amigo da Academia Roraimense de letras, ele nos concedeu o prédio que é um patrimônio histórico e que após a revitalização será sede da nossa instituição”, relatou.

Patrimônio Histórico

A Casa da Cultura já foi Residência Oficial dos governadores dos antigos Territórios Federais do Rio Branco e Roraima

Denominada atualmente Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, o prédio foi construído em 1940, por Milton Miranda, com a finalidade de ser uma residência, sendo adquirida posteriormente pelo governador Félix Valois de Araújo, para ser a residência oficial dos governadores dos Territórios Federais do Rio Branco e de Roraima, até a construção do Palácio 31 de Março.

Tempos depois, passou a abrigar a Casa da Cultura do Governo, com o nome “Madre Leotávia Zoller”, em homenagem a uma importante religiosa do Estado. O Sebrae-RR chegou a utilizar o espaço por um tempo, mas depois prédio voltou a ser utilizado pelo Governo, abrigando em 2007 a Ouvidoria Geral do Estado.

A Casa foi tombada pelo Governo Estadual e inscrita no livro de Tombo Estadual em 1984 e tornou-se patrimônio cultural através do Decreto nº 722/84 da Lei nº 718 de 6 de julho de 2009.





Com informações da Secretaria da Cultura (Secult)

Postar um comentário

0 Comentários