Tepequém vai sediar 1ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura

 

O objetivo da mostra é fomentar o cinema e a literatura no extremo Norte do país, criando oportunidade de renda aos profissionais do audiovisual, da literatura e do turismo

Um dos pontos turísticos mais visitados de Roraima, a Vila Tepequém será a sede da 1ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura, marcada para acontecer nos dias 19 e 20 de novembro. O evento é organizado pela Makunaima Soluções em Turismo e as inscrições de trabalhos serão durante todo o mês de setembro. 

O objetivo da mostra é fomentar o cinema e a literatura no extremo Norte do país, criando oportunidade de renda aos profissionais do audiovisual, da literatura e do turismo, além de criar empregos diretos e indiretos na região e oferecer ao público em geral uma atmosfera de harmonioso convívio social em torno da arte, com acessibilidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente. 

Ao todo, serão mais de R$ 20 mil em premiações para as duas categorias, além de publicação dos textos em revista literária digital e entrega do troféu Picuá aos vencedores. Além disso, serão oferecidas oficinas de audiovisual e escrita literária com 15 vagas em cada turma, com foco preferencialmente nos moradores da Vila do Tepequém. 

O nome do evento faz referência ao pequeno recipiente utilizado para guardar diamantes durante a atividade garimpeira, fortemente presente na Serra do Tepequém até o fim da década de 1990. Dessa forma, a mostra propõe uma ressignificação do termo. Diante da impossibilidade de garimpar, a comunidade que ali habitava precisou se reinventar para seguir no sustento de suas famílias. Hoje o Picuá guarda uma simbologia histórica e cultural de uma época. 

Importante ressaltar que a 1ª Mostra Picuá é apoiada pelo Governo Federal, pelo Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc. 

Em acordo com as recomendações sanitárias de prevenção à covid-19, a mostra será realizada em espaço aberto e amplo, com a disponibilização de álcool em gel aos presentes e uso de máscaras obrigatório. 



Mostra Picuá de Cinema – Tem como foco filmes de até 25 minutos (curta-metragem), nas categorias de ficção, documentário e animação, com prioridade para produções com temática ambiental e/ou sociocultural. Confira o regulamento aqui. 

Mostra Picuá de Literatura – Receberá inscrições de textos em Prosa e Poesia com temática livre. Os 20 finalistas de cada modalidade ainda poderão concorrer aos prêmios especiais de melhor declamação/performance poética. Confira o regulamento aqui. 

 

Com informações de Makunaima Soluções em Turismo

 

Postar um comentário

0 Comentários