Orla Taumanan é reinaugurada – e agora integrada – ao Parque do Rio Branco

 

Há dois anos, o local estava interdidato para reformas em sua estrutura física e agora está disponível à população |FOTO: Katarine Almeida

A espera acabou. E agora, os boa-vistenses podem voltar a frequentar um dos espaços mais queridos: a Orla Taumanan, que estava interditada para reformas estruturais e que foi reinaugurada nesta sexta-feira (22) pela Prefeitura de Boa Vista. E vem com novidade: integrada ao Parque do Rio Branco.

Uma passarela de concreto de 70 metros de comprimento e 10 de largura no formato de “S”, com jardineiras, bancos e sombreiros interliga os dois cartões postais de BV. Com essa integração, a população poderá caminhar e se divertir num ambiente bonito e agradável a todos, com direito a diversos quiosques de alimentação e happy hour.

“A área ficou bem agradável para as famílias e tenho certeza que a população estava com saudades da Orla. A vacina avançou e já convido a todos para vir acessar a Orla pelo Parque do Rio Branco e ver como tudo está bonito”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A Orla Taumanan foi o primeiro espaço público de Boa Vista a proporcionar a convivência da população com o rio Branco. Originalmente, foi entregue à população em 2 de julho de 2004. No idioma macuxi, “Taumanan” significa paz. Além disso, o local conta com duas plataformas: a inferior chama-se “Weikepá” (“Nascer do Sol”) e a superior, “Meiremê” (“Arco-Íris”).

Em novembro de 2015, a orla ganhou nova estrutura, reformada durante a quarta gestão da então prefeita Teresa Surita. Em 2019, foi necessário interditar o local para efetuar reparos na estrutura física.

Estrutura reforçada – A prefeitura reforçou as fundações e pilares e blocos de coroamento da orla, recuperou todas as vigas materiais de aço e instalou novas vigas metálicas para reforço das lajes existentes. Além disso, foram revitalizados e modernizados as plataformas, quiosques, banheiros e áreas de passeio.

As duas plataformas da orla têm mais de 60 pilares. Desse total, apenas 13 ainda estão com obras, devido às cheias do rio Branco, durante o inverno. Também está em execução a construção de um atracadouro flutuante de barcos, com deck entre a orla e o parque.

Veja como ficou:









Postar um comentário

0 Comentários