JAIDER ESBELL| A cultura de Roraima e os povos indígenas da Amazônia estão de luto

 

 Jaider era um dos maiores expoentes da arte indígena contemporânea e uma das vozes ressoantes em defesa dos povos originários e da Amazônia |FOTO: Márcio Lavor

O Estado de Roraima e os povos indígenas perderam um de seus ilustres filhos. O artista plástico e ativista macuxi Jaider Esbell morreu nesta terça-feira (2), de causas ainda sob investigação.

Da etnia macuxi, Jaider era um dos maiores expoentes da arte indígena contemporânea. Sua obra reúne pinturas e esculturas. Esbell também era escritor e produtor cultural indígena.

Desde setembro, ele estava com suas obras em exposição na mostra “Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), parte da Bienal de São Paulo, evento do qual era visto como destaque da 34ª edição.

Uma de suas obras está também no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio (CCBB RJ), na exposição “Brasilidade pós-modernismo”, que fica em cartaz até 22 de novembro.

Algumas das obras de Esbell que estão em exposição em São Paulo



Jaider nasceu em 1979 em Normandia, ao Norte de Roraima, no território hoje demarcado como Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Lá, ele viveu até os 18 anos.

Trabalhou como eletricista de linha de transmissão na Eletrobras dos 19 até os 34 anos. Além disso, em 2007, graduou-se em Geografia.

Ao longo de sua trajetória, Esbell sempre foi, primordialmente, entusiasta da arte. Contudo, somente em 2010, se inscreveu em um programa do Ministério da Cultura de incentivo a novos escritores.

Depois de selecionado, Esbell lançou em 2012 seu primeiro livro “Terreiro de Makunaima – Mitos , lendas e estórias em vivências”.

Em seguida o artista descobriu a paixão pela pintura. Desde então, realizou diversas exposições nacionais e interacionais com seus trabalhos.

Com suas obras, Esbell se consolidou como uma das figuras centrais do movimento artístico contemporâneo brasileiro, abordando as vivências dos povos originários.

Além disso, Jaider foi uma das maiores vozes em favor da defesa e proteção dos povos indígenas e da Amazônia, sobretudo contra o garimpo ilegal em terras indígenas, inclusive com reconhecimento internacional.

O Portal Boa Vista se solidariza com todos os familiares, amigos e admiradores do trabalho de Jaider Esbell, desejando conforto aos corações de todos. Com toda a certeza, seu legado jamais será esquecido.

Com informações de Roraima em Tempo

Postar um comentário

0 Comentários