Artista roraimense concorre com dois filmes em prêmio de cinema indiano

No audiovisual, Aldenor Pimentel atuou como diretor, roteirista e produtor de cerca de 20 filmes ficcionais, documentais e de animação desde 2006 |FOTO: Jesus Cova

 

Roraima tem dois filmes entre os selecionados para o Prêmio One Earth, da Índia: o documentário “Cristino Wapichana” e a animação “A inacreditável história do milho gigante”, ambos dirigidos pelo cineasta Aldenor Pimentel e totalmente produzidos no Estado em 2021.

O videodocumentário roraimense é uma produção independente, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho de escritor e o reconhecimento internacional e o papel do Estado na formação de leitores. O documentário foi selecionado para a II Mostra [em]curtas – Mostra Audiovisual Internacional Curta – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Cartaz oficial de "Cristino Wapichana", videodocumentário dirigido por Aldenor


Já a animação “A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos produzido pela Platô Filmes, com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O filme roraimense já conquistou quatro prêmios nacionais e internacionais. O mais recente foi a menção honrosa na I Mostra de Cinema Infantil de Cubatão, anunciada na sexta, dia 25 de março. O mais importante foi o de melhor animação no 6º Festival de Cinema Mundial Indiano. Além disso, participou até agora de 12 festivais brasileiros e estrangeiros, em países como Índia, Indonésia e Nigéria, além de exibições on-line.

A animação roraimense já participou de 12 festivais de cinema, dentro e fora do Brasil


O enredo da animação é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

O prêmio One Earth acontece quatro vezes por ano e é um programa que reconhece a excelência de curtas-metragens, videoclipes e prêmios musicais de todo o mundo. A cerimônia de premiação está prevista para 31 de março.

Sobre o artista – Natural de Boa Vista, Aldenor Pimentel é cineasta, escritor e jornalista. Na área audiovisual, atuou como diretor, roteirista e produtor de cerca de 20 filmes ficcionais, documentais e de animação desde 2006. Um dos destaques dessa produção é o documentário “Índios na cidade, vidas em travessia”, dirigido por Pimentel e exibido em rede nacional pela TV Brasil, em 2014.

Colaboração de Aldenor Pimentel 


Postar um comentário

0 Comentários