"RABIOLA"| Filme roraimense é selecionado para o maior festival de curtas-metragens da América Latina

O filme está na seleção oficial da Mostra Infanto-juvenil do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, entre 18 e 28 de agosto |FOTO: Pedro Alencar
 

O curta-metragem “Rabiola”, produzido pela Platô Filmes e dirigido pelo cineasta Thiago Briglia, será o representante de Roraima no 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, entre 18 e 28 de agosto de 2022O filme está na seleção oficial da Mostra Infanto-juvenil do festival que acontecerá de modo presencial na capital paulista. 

É a segunda vez que o diretor consegue emplacar um filme neste festival de curtas, que é considerado o maior da América Latina. Em 2017, o filme “Fronteira em Combustão”, entrou na seleção oficial da Mostra Brasil.

 “Estou muito feliz com a seleção. Quando produzo ou dirijo um curta, sempre me vem na cabeça a possibilidade de exibir neste festival internacional. É uma vitrine muito importante para o nosso filme que trata de aspectos relevantes da nossa vida contemporânea aqui no extremo norte do país”, declarou Thiago Briglia. 

O diretor também celebra o momento especial do cinema roraimense. “Nossa produção cinematográfica local está ganhando projeção. São vários filmes selecionados e premiados em festivais dentro e fora do país. Nossa cena audiovisual é uma marola que está se estendendo por muitas águas de rios e mares mundo a fora”, celebra o diretor que também é produtor de outros filmes locais em destaque na atualidade. 

Para Elder Torres, roteirista, a seleção do curta Rabiola diz muito sobre a relevância dos temas tratados nos filmes locais.  "É extremamente gratificante ver que as histórias contadas em Roraima despertam interesse em muitos lugares fora do nosso estado e tudo isso demonstra como o potencial criativo local é enorme". 

Thiago Bríglia, diretor de "Rabiola": "Nossa cena audiovisual é uma marola que está se estendendo por muitas águas de rios e mares mundo a fora" |FOTO: Sissy Eiko


O FESTIVAL – Em 2022 o Festival Internacional de Curtas de SP recebeu um total de 2.745 inscrições, de 96 países. Rabiola está entre os 183 curtas-metragens selecionados de 42 países. 

O FILME – Rabiola é curta-metragem de ficção, com duração de 14 minutos, que aborda questões como as relações sociais estabelecidas no contexto da crise migratória em Boa Vista, a partir de uma disputa de papagaios entre uma criança brasileira e duas crianças venezuelanas. O cenário do filme é o Parque Anauá, maior parque aberto em extensão da Região Norte, onde essa brincadeira faz parte da tradição e cotidiano de muitas gerações de crianças locais.

Bastidores de "Rabiola", com tomadas feitas no Parque Anauá |FOTO: Daniel Tancredi


Entre os destaques do filme está o elenco. As crianças, Abrahan Melendez (Jeferson), Bianca Gonzalo (Yosiris) e Caíque Cordeiro (Bernardo), que nunca atuaram para o cinema ou para o teatro, revelam seus talentos em cenas lúdicas e também nas cenas dramáticas. Jesús Cova (Raúl) e Ixemar Camacho (Isabel) completam o elenco que dá vida aos personagens do curta. Ixemar que tem larga experiência com teatro na Venezuela foi premiada no Festival Olhar do Norte pela atuação no curta. 

PREMIAÇÃO – Desde o lançamento oficial no final de 2021, o filme já recebeu os Prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atuação no 4ª Festival Olhar do Norte (2022) e Prêmio de Melhor Filme no Prêmio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. 

POLÍTICA DE INCENTIVO AO CINEMA – A excelente safra de filmes locais com projeção nacional e internacional revela a importância de políticas de incentivo público. Entre 2021 e 2022 foram produzidos 33 filmes, entre curtas e médias-metragens, por meio da Lei Emergencial de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. Recentemente, o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial aos projetos “Lei Aldir Blanc” e “Lei Paulo Gustavo”, que tratam de incentivos ao setor cultural. Com isso serão injetados recursos para fomento à economia criativa da cultura em todo o país.  “Logo veremos novas produções fílmicas, musicais, teatrais entre outras manifestações artísticas despontando e apresentando para o mundo recortes da nossa cultura”, finalizou Briglia.

 

Com informações da Platô Films

Postar um comentário

0 Comentários