BOA VISTA AIRPORT | Obras de ampliação vão garantir maior eficiência nas viagens e fortalecer o turismo na região

Lançamento da pedra fundamental das obras ocorreu durante cerimônia nesta quinta-feira (25), com a presença de autoridades 
 

No alto de seus 50 anos de existência na Amazônia, o Aeroporto Internacional de Boa Vista (Boa Vista Airport) passará ampliações em sua infraestrutura. A pedra fundamental foi lançada nesta quinta-feira (25), em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades locais. As obras estão previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2024.

De acordo com a VINCI Airports, que detém a concessão do aeroporto, as obras incluem a reforma completa da pista e a duplicação da área do terminal de passageiros, com a ampliação da sala de embarque. Também será ampliado o sistema de manuseio de bagagem, além da remodelagem da praça de alimentação e criação de mais quatro novos portões de embarque.

Também estão previstas melhorias no sistema de ar-condicionado e iluminação do estacionamento de veículos, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental dos aeroportos. Tudo isso, segundo a concessionário, para tornar as operações mais eficientes, permitir melhor tráfego e melhorar a experiência aeroportuária dos passageiros.

“Será um aeroporto moderno, eficiente e bem equipado, capaz de atender a alta demanda de aviação que a gente espera que vamos ter por aqui. E com um nível de excelência já praticado pela VINCI Airports em dezenas de aeroportos pelo mundo, do jeitinho que Roraima merece”, afirmou a diretora-presidente da concessionária na Amazônia, Karen Strougo, durante a solenidade.

Karen Strougo, da VINCI Airpots: “Será um aeroporto moderno, eficiente e bem equipado. Do Jeitinho que Roraima merece"


O Aeroporto está localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, atendendo áreas no extremo norte do país. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, essa obra para a capital e para todo o Estado de Roraima.

“Esta obra é um marco para o desenvolvimento do município. Não tenho dúvidas de que essa modernização e ampliação do nosso aeroporto vai transformá-lo em algo que faz jus à nossa capital, que é a única que está mais ao norte do país, sem dúvidas, a mais bela. Até 2024, teremos um aeroporto à altura da nossa capital e de todas as nossas potencialidades”, disse o prefeito. 

O governador de Roraima, Antônio Denarium, destacou a importância da nova estrutura, que vai contar com um terminal de embarque internacional de passageiros. Sendo assim, é imperativo que hajam parcerias que possibilitem voos internacionais para a região.

“Roraima ganha de presente um novo aeroporto que vai atender a toda a população local e aqueles que vierem conhecer nosso Estado também. E é muito importante um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Boa Vista e a concessionária Vinci Airports para atrair voos internacionais passando por aqui, fortalecendo o turismo”. 


Aeroporto recebeu cerca de 400 mi passageiros em 2022

Número representa aumento de 28% em relação ao ano anterior |FOTO: Divulgação/VINCI Airports


Inaugurado em 19 de fevereiro de 1973, o Aeroporto de Boa Vista está localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, atendendo áreas no extremo norte do país. Em 2021, passou a ser gerido pela VINCI Airports, que ganhou a concessão de mais seis na região norte do país, como Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga, Tefé.

Somente no ano passado, o aeroporto recebeu 393 mil passageiros, o que representa aumento de 28% em relação ao ano anterior e um crescimento de 12% comparado a 2019. Os dados do último trimestre do ano passado também são positivos. Boa Vista teve fluxo superior a 12% em relação ao registrado no mesmo período de 2019.

Foram 103 mil pessoas em trânsito pelo terminal entre outubro e dezembro do ano passado. Em comparação com o mesmo período de 2021, o tráfego atingiu 91% do movimento. O número de pousos e decolagens no aeroporto da Boa Vista, no ano passado, foi o dobro do ano anterior. Foram mais de 11 mil operações. Em relação a 2019, esse crescimento é estável, confirmando o potencial do mercado da região.

O quarto trimestre foi um dos mais movimentados, com mais de 2.200 pousos e decolagens e crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados são reflexo da colaboração positiva da VINCI Airports com as companhias aéreas e autoridades brasileiras.

O aeroporto de Boa Vista tem se destacado com sucesso, com voos para Recife, uma vez por semana, e para Viracopos, em São Paulo, duas vezes por semana, a partir de 2022, além da expansão dos voos regulares, quatro vezes por semana, para Belém, capital do Pará.

 

Sobre a Vinci Airports – Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a Vinci Airports opera mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a Vinci Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental.

A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.


Postar um comentário

0 Comentários