NATAL DA PAZ 2023 |10ª edição do espetáculo destaca importância da tecnologia e seus impactos no “espírito natalino”

Os "Guardiões do Natal": Evento deste ano também inovou em recursos tecnológicos, dentro e fora do palco


"A Tecnologia chegou para nos unir/ Usar com sabedoria é saber usufruir". Estes versos, presentes em uma das principais canções do Natal da Paz 2023, traduzem bem o mote da edição deste ano, “Os Guardiões do Natal”, que uniu o tradicional ao inovador, sem perder a essência presente nestes dez anos. Com um elenco 100% composto por artistas locais, o espetáculo ocorreu neste sábado, 16, na Praça Aderval da Rocha. 

A 10ª edição veio com um tema diferenciado, mas bastante atual. Trouxe a história de Imaginatal, cidade onde as celebrações natalinas são constantes. Nela habitam os seis elementos: a , a Energia, a Música, a Ceia, o Enfeite e o Presente, os “Guardiões do Natal”. Porém, eles têm que lidar com os avanços da modernidade, puxados pela Tecnologia, que indiretamente, ameaça toda a magia existente no lugar.

A história se desenrola em meio às atuações impecáveis do elenco e as performances do corpo de balé do espetáculo, direcionando o público a refletir sobre como as relações pessoais têm sido afetadas pelo apego à tecnologia e como isso impacta no “espírito natalino”. Coube a Clara Zion, por exemplo, representar a “Tecnologia”, essa tão importante ferramenta na atualidade.

“Foi um desafio, porque a Tecnologia está trazendo uma mensagem de que não se pode acabar com o espírito natalino. Ela é amiga e pode ser aliada. Então, essa mensagem foi transmitida com muita dança, figurinos super lindos, maravilhosos. Entregamos o melhor para a Boa Vista e, o principal, através da arte. Eu estou muito grata por estar envolvida nesse projeto”, disse a artista. 

Clara Zion, a Tecnologia: "Entregamos o melhor para a Boa Vista e, o principal, através da arte"

E como “tecnologia” foi a palavra da noite, o espetáculo fez bastante uso dela, desde a iluminação cênica, que deu uma tonalidade especial à narrativa, até o show de luzes com 100 drones, que surpreendeu o público com as ótimas imagens criadas.

Segundo o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, toda essa inovação, presente a cada edição, representa um grande presente à população.

“Mais uma vez tivemos um espetáculo lindo, que passa uma mensagem que ressignifica os tempos modernos, que aproxima a família. Então, acho que de alguma forma, a gente toca a população através de um lindo show como esse. O Natal aliado à tecnologia nos deu novas possibilidades, incluindo esse show de drones, com luzes e imagens. Ano que vem a gente pode esperar mais evolução e novidades”. 


Show de luzes com 100 drones encerrou o espetáculo em grande estilo


Atuações surpreendentes e cativantes

 

Anna Lú Barros, a "Enfeite", fez sua estreia no Natal da Paz esse ano: "Foi algo totalmente mágico e surpreendente"

Para formar um elenco totalmente composto por artistas da terra, a Fetec precisou fazer uma audição para chegar aos sete integrantes principais dos “Guardiões”. Anna Lú Barros foi uma das escolhidas, vivendo no palco a guardiã “Enfeite”. Para ela, que iniciou no teatro ainda criança e que já tem uma carreira consolidada no campo das artes, o Natal da Paz foi também um marco em sua trajetória. Tanto que, ao final do espetáculo, não faltou quem lhe pedisse uma “selfie”. 

“Eu acho que a única palavra que vai conseguir mensurar o tamanho desse sentimento de hoje é ‘mágica’. Pois, foi algo totalmente mágico e surpreendente. Foi muito melhor do que eu imaginava e foi muito legal e incrível passar essa mensagem para as pessoas, principalmente para as crianças. Então, eu me sinto completamente honrada. Eu amei fazer parte e espero estar nos próximos anos”. 

A atriz e jornalista Kamylly Lima – a “Ceia” – iniciou sua carreira artística aos 14 anos. Atualmente, integra a Cia Criarte Teatral e sabe muito bem das dificuldades de fazer cultura no Estado. E para ela, estar em uma megaprodução como o Natal da Paz, com um elenco 100% roraimense é uma das grandes conquistas não apenas para a sua carreira, como para todos os fazedores de cultura locais.

“Eu sou roraimense e boa-vistense com muito orgulho. É uma luta muito grande para a gente que trabalha na arte conseguir o nosso espaço. E eu fico feliz por fazer parte desse elenco totalmente roraimense. Nessa que é a décima edição do Natal da Paz, estou muito satisfeita de saber que nós temos arte com roraimenses, com cantores, atores, bailarinos e músicos roraimenses. Então, para nós, artistas, é uma conquista e é só o início de algo que a gente ainda vai conquistar muito mais na frente”.


Kamylly Lima, a Ceia:  "Feliz por fazer parte desse elenco totalmente roraimense"


Conheça os demais "Guardiões do Natal"

Carol Bascom, a "Fé"


 Fábio Hércules, a "Música"

Andreza Pimenta, a "Energia"

Davi Araújo, o "Presente"

(Confira a ficha técnica completo logo mais abaixo)

Uma trilha sonora envolvente

 

Músicos da Orquestra Sinfônica e Orquestra de Violões do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), sob regência do maestro Beany Cabrera (centro)

Com mais de 250 integrantes nesse espetáculo, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM) selou mais um Natal da Paz com todas as honras que lhes são devidas. Compostos pela Orquestra Sinfônica, Orquestra de Violões, Coro Infantil e de Flauta Doce, além do Coral do Servidor e do Artcanto, o time musical conduziu as cenas com uma ótima trilha musical que envolveu os espectadores e, literalmente, deu o tom que a peça precisava. 

Regente em todas as dez edições do Natal da Paz, o maestro Beany Cabrera lembra que o início do projeto teve muitas dificuldades, principalmente pelo fato de ainda não haver uma orquestra devidamente consolidade. Mas o trabalho fluiu e tem ocorrido desde então, envolvendo crianças, adolescentes, jovens e adultos em um rico material cultural que é transmitido à população. 

“Nos primeiros anos foram bem mais complicados. Mas com o trabalho que o Instituto vem fazendo a cada ano, com a música, com o ensino musical, através dos seus alunos e professores, todos sabemos da responsabilidade que é fazer o maior evento da cidade. Para a gente já é uma diversão, é uma coisa que todo mundo se diverte para fechar um ano em grande estilo. Então, é uma honra fazer parte desde o primeiro ano com todos os nossos projetos desse grande espetáculo”.

 

 

Mistura de ritmos e linguagens do corpo


Corpo de Bailarinos deu um brilho a mais no espetáculo


Nenhum musical é completo se não tiver um ótimo corpo de bailarinos, tornando o espetáculo ainda mais vivo e vibrante. Com o Natal da Paz não foi diferente e nesse ano contou com um ótimo time de bailarinos, que levaram ao palco diversos estilos, desde o balé clássico ao hip-hop e até dança junina esteve envolvida. O que, para Denise Andreazza, foi um grande prêmio. Ela é artista do teatro e da dança e este foi mais um Natal da Paz que ela consagra em sua carreira. 

“Foi uma verdadeira mistura de linguagens. Foram todos corpos diferentes, estilos diferentes e isso é maravilhoso. Nosso diretor [Getúlio Lima] sempre busca isso no corpo coreográfico da audição. E falo ‘linguagens’, porque todo mundo tem seu estilo de dança. Então, isso é gratificante, além da prefeitura estar dando essa oportunidade de ter os atores daqui mesmo da nossa terra. É uma grande oportunidade para todo mundo”.


Denise Andreazza (centro): "Foram todos corpos diferentes, estilos diferentes e isso é maravilhoso"



Números do espetáculo – O Natal da Paz 2023 reuniu mais de 32 mil pessoas na praça Aderval da Rocha, que foram prestigiar cerca de mil pessoas no palco, entre elenco principal, músicos do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), com apoio das vozes do coral ArtCanto e de outros projetos sociais da prefeitura, como Cabelos de Prata, Crescer, Conviver, Dedo Verde, Família que Acolhe e Rumo Certo.

Outras 400 foram beneficiados direta e indiretamente com o evento, entre profissionais de montagem de palco, som, luz, projeção, logística, artesãos, coreógrafos, compositores, produção, coordenadores dos projetos, maquiadores e motoristas, além dos ambulantes que aproveitam o evento para garantir uma renda extra.

_____________________

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

 

Direção Geral: Getúlio Lima

Direção Musical: Davi Nunes

Dramaturgia e Direção de Atores: Francisco Mendes

Figurinos: Melissa Maia

Correpetição e Preparação Vocal: Bianca Gonçalves

Coreógrafos: Elifas Matos, Karina Nunes, Meire Melo e Rhandy

 

ELENCO PRINCIPAL

·       Andreza Pimenta (Energia)

·       Anna Lú Barros (Enfeite)

·       Carol Bascom (Fé)

·       Clara Zion (Tecnologia)

·       Davi Araújo (Presente)

·       Fábio Hércules (Música)

·       Kamylly Lima (Ceia)

 

MÚSICOS CONVIDADOS

·       Karla Seixas

·       Neil Armstrong Junior

·       Walter Pinheiro

 

BALÉ CONVIDADO

·       Ana Costa Almeida

·       Anny Beatriz

·       Denise Andreazza

·       Douglas Lopes

·       Honylson Cruz

·       John Wesley

·       Kaleb

·       Lisley Messias (LIS)

·       Lucas Mafra

·       Lucaxs Sampaio

·       Luciano Carvalho

·       Maicolas

·       Marvin Sant

·       Nyamille Araújo

·       Pamela Sousa

·       Sorlan Lima

·       Tainá Castro

 

BALÉ AÉREO

·        Anne Maria França

·        Brenda Lobato

·        Ednaldo Passos Junior

·        Harry Vital

·        José Gregório Marin

·        Kamilla Aguiar

·        Yara dos Santos

Postar um comentário

0 Comentários