O filme roraimense "Ventos do Verão" do diretor Alex Pizano e produção da Biosphere Records Audiovisual, venceu o prêmio de "Melhor Curta Internacional” no Stockholm Short Film Festival, na Suécia. Esta é a segunda premiação recebida pelo curta-metragem, que já tem mais de dez participação em eventos de cinema mundo à fora.
Sediado na capital Estocolmo, o festival é dirigido pelos produtores Lars Johnson e Anna Karlsom, sendo um dos mais importantes festivais de filmes independentes da Europa. Neste outono de 2023, o evento recebeu filmes de todo o mundo, e premiou 28 categorias, sendo as mais importantes, a de Melhor Filme Curta-metragem Europeu e Melhor Filme Curta-metragem Internacional.
Lançado no final de 2022, “Ventos de Verão” é um drama de época com pequenos toques sobrenaturais, todo gravado nos lavrados roraimense e com um tom mais contemplativo e poético (o que difere das obras anteriores do diretor). A obra possui uma apurada direção de fotografia cinematográfica, assinada pela diretora Adriana Duarte Bencomo, além de uma bela trilha sonora original composta pelo produtor e compositor Cláudio Lavôr.
Para o diretor do curta, esta é mais uma maravilhosa conquista para o cinema roraimense, que a cada seleção e premiação em festivais e mostras de cinema pelo Brasil e exterior, só engrandece, não apenas o cinema regional e amazônico, mas também o cinema brasileiro.
"Os desafios ainda são diversos. O preconceito em relação a nossos filmes ainda é presente, pois precisamos ainda está sempre provando que somos capazes, mas as respectivas para um futuro potente pro nosso cenário", destacou Pizano.
Cláudio Lavôr , produtor executivo e responsável pela trilha sonora do filme, também comemorou a conquista do prêmio, que em seu primeiro ano já acumula dois prêmios e a participação em 11 festivais nacionais/internacionais (veja mais abaixo).
"Este é um mais um reconhecimento importante para o cinema roraimense, um cinema feito muitas vezes com pouquíssimo apoio, ou quase nenhum, mas sempre realizado com muita paixão e muito profissionalismo. Dedicamos este prêmio aos profissionais da nossa equipe, que acreditaram neste lindo projeto, e a todos que sempre apoiam as artes, em especial ao cinema realizado no extremo norte brasileiro"
- The Lift -Off Filmaker Sessions, no Reino Unido;
- Festival de Cinema de Vassouras (RJ);
- Festival Guarnicê de Cinema em São Luís (MA);
- 6º Mostra Sesc de Cinema;
- 7º Festival Curta Canedo, em Góias (GO);
- 6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC), onde recebeu o prêmio de “Melhor Fotografia”;
- 2º Festival Nacional de Cinema de Lages;
- 3° Festival Aparecidense de Cinema (FACI) em Goiânia (GO);
- 4ª Edição da Mostra Manaus Filme Fantástico (AM)
- Stockholm Short Film Festival 2023 (Prêmio de Melhor Curta Internacional)
- 7º Edição do CineForte ,que acontecerá em 2024 na Paraíba.
____________________
Ficha técnica
Produção/Realização: Biosphere Records Audiovisual
Direção e Roteiro: Alex Pizano
Produção Executiva: Cláudio Lavôr
Elenco: Iná Bastet, Gustavo Andrade,
Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo
Assistente de Direção de Fotografia: Valmik Mota
Maquiagem: Beth Makes
Figurino: Alex Pizano
Continuísta: Lucy Ferraz
Produção de Set: Lucy Ferraz
1º Assistente de Produção: Michel Nascimento
2º Assistente de Produção: Fagner Chaves,
Fotos Still: Valmique Grandez e Marcio Lavôr
Making Of: Valmique Grandez
Design de Produção: Alex Pizano e Cláudio Lavôr
Som direto: Cláudio Lavôr
Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr
Edição, Finalização: Alex Pizano
0 Comentários