Novos atrativos e inovações tecnológicas serão destaques no Salão do Turismo 2024

 

Serra do Cruzeiro, em Pacaraima: a integração transfronteiriça será um dos pontos discutidos durante o evento |FOTO: Divulgação/DETUR/SECULT

Nos dias 26 a 28 de abril, no Roraima Garden Shopping, acontece a Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024, um dos principais eventos voltados a discutir políticas de desenvolvimento do setor, além de apresentar as experiências de sucesso em torno dos atrativos turísticos locais. A expectativa é atrair mais de dez mil visitantes. 

Promovido pelo Sebrae-RR, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e o Departamento de Turismo (Detur), o evento contará com expositores de todo o país, em especial dos estados que, assim como Roraima, compõem as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) – Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantis), além de representantes dos países vizinhos Guiana e Venezuela.

De acordo com o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, o Salão do Turismo representa maior visibilidade às oportunidades de investimento em mais de 40 setores dispostos nos 15 municípios do Estado e isso proporciona um vislumbre para novas iniciativas que venham a fortalecer ainda mais o turismo de Roraima. 

“O Salão do Turismo reafirma e reitera a necessidade de o setor turístico estar sempre apresentando novidades, evolução e, sobretudo, crescimento. É um evento que vem amadurecendo, sendo capaz de promover integração, tanto regional quanto internacional. Por isso teremos os estados que compõem a RAI, onde cada um virá apresentar seus roteiros e produtos para o grande público de visitantes roraimenses que querem conhecer mais a Amazônia”, disse. 

A integração transfronteiriça é outro ponto importante que será destaque no evento. Bruno ressalta que a participação da Guiana e da Venezuela nesse contexto vai fortalecer ainda mais o turismo da região, principalmente quando esses países passam a fazer parte da RAI, ampliando as oportunidades e os atrativos.  

“Ter nossos países vizinhos expondo junto conosco no Salão vai permitir com que o nosso papel de destino integrador de destino destaque nesse cenário, tanto regional, quanto nacional e internacional, se sobressaia. Nesses países, nós vamos ter a RAI com os estados que compõem a região norte, fortalecendo a nossa integração amazônica pelo turismo”. 

Bruno Muniz: Salão do Turismo representa maior visibilidade às oportunidades de investimento em mais de 40 setores dispostos nos 15 municípios do Estado |FOTO: Divulgação/DETUR/SECULT


Outra grande novidade do evento será o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia Setentrional (EITA), uma parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e com o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que vai trazer um debate sobre as pesquisas, estudos e iniciativas que saem das instituições de ensino e que ganham o mercado em função do desenvolvimento turístico experimentando no Estado. 

 

Atrativos em crescimento 

O turismo em terras indígenas é um dos que vem crescendo bastante nos últmos anos |FOTOS: Divulgação/DETUR/SECULT


Segundo Bruno, no Salão do Turismo serão apresentados alguns dos atrativos que tem registrado crescimento nos últimos anos. Um dos exemplos é o município de Caroebe, tendo a pesca esportiva como seu principal carro-chefe. A região das cachoeiras do Apiau, entre Mucajaí e Iracema, também é outro importante roteiro. No sul do estado, Rorainópolis também vem gerando muita visitação. O trabalho nas comunidades indígenas, com o etnoturismo, também segue firme. 

“Vamos lançar a nova edição da nossa revista ‘Roraima: um destino, mil roteiros’, com foco no turismo cultural de eventos. Assim, vamos destacar os diversos eventos de Roraima que compõem o calendário estadual de eventos, como a Festa da Banana, que chegou a movimentar R$ 7 milhões na última edição e o Torneio de Pesca Esportiva em Caroebe; a Paixão de Cristo, em Mucajaí, que também foi vista por mais de 10 mil pessoas, recentemente; a Festa da Melancia, em Normandia, assim como eventos mais tradicionais, como o São João, o Carnaval, a Expoferr, o Reveillon, o Festival de Caracaraí”.

 

A pesca esportiva no Sul do Estado tem atraído turistas de todo o país e do mundo |FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caroebe


Tecnologia e modernidade 

Outro dos destaques do Salão Internacional do Turismo esse ano é quanto ao uso da tecnologia e das mídias sociais como ferramentas para alavancar o turismo. Inclusive, haverá palestras que vão tratar sobre realidade e inteligências artificiais (confira a programação completa abaixo). 

Além disso, o evento contará com o Hackatour, maratona focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor turístico, criação de startups e estímulo à inovação. Ou seja, uma iniciativa para conectar as necessidades das empresas e dos parceiros do turismo aos desafios de crescimento do turismo. Para o diretor do Detur, essas discussões reforçam o quanto o turismo se renova e se adapta à realidade. 

“Esta será também uma oportunidade que vai ainda mais conectar os desafios, os interesses de todo o trade turístico de Roraima com a tecnologia e àquilo que se revela para nós como algo inovador e que oportuniza desenvolvimento. São as redes sociais, são as marcações digitais dos atrativos e dos recursos turísticos que nós temos para que as pessoas possam visitar, seja contratando uma agência de turismo especializada ou indo por conta própria”, disse bruno. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 26 – Abertura 

Palestras –Google, Marketing e Inteligência Artificial: Oportunidades para o Turismo”, “Turismo Gastronômico e a Experiência IMERU”, “Turismo de base comunitária – como promover as melhores experiências aos turistas”, “A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro” e “Os avanços do turismo em territórios indígenas

 

Dia 27 

Palestras:Turismo Rural e gastronomia, uma receita de sucesso – Caso de Jundiaí- SP”, “Café com Turismo – Roteiros gastronômicos – Caso do genoma à xícara”, “Gestão Estratégica em Meios de Hospedagem”, “A experiência da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda com Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo” e “Turisprudência – O que o agente de viagens deve saber para prestar seus serviços com segurança jurídica?”

 

Painel – “Turismo de Experiência” 

Dia 28 

Palestras:Realidade Virtual e Novas Tecnologias no Turismo”, “Diversidade no Turismo”; “Turismo de Observação de Aves” e “A importância do ESG no Turismo



Postar um comentário

0 Comentários