Evento representa maior visibilidade às oportunidades de investimento em mais de 40 setores dispostos nos 15 municípios do Estado |FOTO: Divulgação/DETUR |
Com objetivo de promover as rotas turísticas do Estado em escala local, nacional e internacional, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Sebrae-RR promovem o “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de abril no Roraima Garden Shopping.
O evento é gratuito e o público poderá prestigiar 16 palestras e painéis voltados à várias temáticas do turismo na região. As inscrições estarão abertas até o dia 25 (ou até acabar o número de vagas) e podem ser feitas por meio deste link.
Esta é a terceira edição do evento promovido pelo Governo de Roraima e pelo Sebrae. A grande novidade deste ano é que esta será a primeira edição a ser promovida a nível internacional, uma vez que também abrangerá produtos turísticos da Venezuela e da Guiana.
O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, avalia o Salão Internacional de Turismo como um grande momento de construção e crescimento do setor no Estado, já que haverá um foco maior no turismo transfronteiriço e internacional. Ele também falou um pouco sobre as novidades que ocorrerão no evento este ano.
“Nós vamos trazer a discussão e o debate acadêmico sobre a inteligência turística com o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia Setentrional. Nós também promoveremos um Hackatur, que é uma reunião de grandes pensadores, programadores e jovens que fazem parte dessa nova geração, que pensam de forma digital e vão apresentar soluções digitais para os desafios que encontramos aqui no estado de Roraima”, explicou.
O superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, ressaltou que o turismo é um dos principais setores econômicos para o fortalecimento e desenvolvimento de uma região, pois gera emprego e renda, além de manter uma grande cadeia produtiva. Para ele, isso impacta vários segmentos diretos e indiretos ao turismo.
“Dentro da política pública desenvolvida pelo Governo de Roraima para o fortalecimento dos setores econômicos está o fortalecimento do turismo com o apoio e a organização do Sebrae, que já vem atuando há muitos anos no setor. Por isso está sendo feito o Salão Internacional, que é justamente para mostrar para o turista local o próprio Estado, e principalmente para que a gente consiga ter negócios com os países vizinhos e mostrar a potencialidade da nossa estrutura turística no estádio Roraima”.
No Salão do Turismo serão apresentados alguns dos atrativos que tem registrado crescimento nos últimos anos, como é o caso do etnoturismo |FOTO: Divulgação/DETUR |
Inteligência Turística da Amazônia
Durante o evento, haverá o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia, organizado pelo Governo e pelo Sebrae-RR em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR).
O encontro pretende ser uma vitrine do que os egressos do IFRR e da UERR estão produzindo para a melhoria da atividade turística no estado de Roraima. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita por meio deste link.
Parceiros
Para o “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”, o Governo de Roraima e o Sebrae-RR contarão com vários parceiros. São eles: Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc-RR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR), Sinderarterr e prefeituras dos municípios.
As empresas Mais 1 Café, ITGS, Roka Hotel, Hotel Uiramutam, Sicoob Amazônia, Eco Hotel e Prefeitura de Presidente Figueiredo também prestarão apoio ao evento.
PROGRAMAÇÃO
Dia 26 – Abertura
Palestras – “Google, Marketing e Inteligência Artificial: Oportunidades para o Turismo”, “Turismo Gastronômico e a Experiência IMERU”, “Turismo de base comunitária – como promover as melhores experiências aos turistas”, “A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro” e “Os avanços do turismo em territórios indígenas”
Dia 27
Palestras: “Turismo Rural e gastronomia, uma receita de sucesso – Caso de Jundiaí- SP”, “Café com Turismo – Roteiros gastronômicos – Caso do genoma à xícara”, “Gestão Estratégica em Meios de Hospedagem”, “A experiência da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda com Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo” e “Turisprudência – O que o agente de viagens deve saber para prestar seus serviços com segurança jurídica?”
Painel – “Turismo de Experiência”
Dia 28
Palestras: “Realidade Virtual e Novas Tecnologias no Turismo”, “Diversidade no Turismo”; “Turismo de Observação de Aves” e “A importância do ESG no Turismo”
Por Ayan Ariel - SECULT/RR
0 Comentários