Iná Bastet ganhou o troféu de "Melhor Atriz" no II Festival Bananeiras de Cinema na Paraíba (FEBANCINE) |FOTO: Divulgação/Biosphere |
O filme roraimense Ventos do Verão, dirigido pelo cineasta Alex Pizano (Palasito, Cavalgada Dos justos), ganhou o troféu de "Melhor Atriz" de curta-metragem para Iná Bastet, no II Festival Bananeiras de Cinema na Paraíba (FEBANCINE). O curta também teve indicações nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original por Cláudio Lavôr e Melhor Fotografia por Adriana Duarte Bencomo.
Em suas redes sociais, Iná festejou a conquista. "Os sonhos que temos, com certeza são escritos pelas mãos de quem nos projetou o destino. Ele sabe a hora e o momento para cada vitória de nossas lutas. A caboquinha amazônida nasceu para desbravar horizontes além da floresta dela, com outros que acreditam nos sonhos. Ele pode virar realidade. Estou onde a arte me abraçar. Vida longa ao cinema produzido no nosso Norte", disse a artista.
Lançado em dezembro de 2022, o curta uma produção da Biosphere Records Audiovisual, com direção de Alex Pizano. Traz um drama ficcional de época, que se passa em 1903 nos lavrados de Roraima, e narra a história de Ester, que após anos ausente de sua terra natal, retorna a seu antigo lar, para recordar memórias de um passado, da qual ela gostaria de não ter deixado para trás. Um reencontro que pode revelar muito mais do que os olhos podem ver.
"Nosso filme foi lançado em 2022, mas ele ainda continua sendo selecionado para festivais e mostras de cinema. E agora, com esse recente Prêmio de Melhor Atriz, se juntando a outros que o filme já recebeu, só mostra o quanto nosso trabalho resultou em uma obra com apelo além de nossas fronteiras regionais. É uma obra ficcional, mas feita com muita paixão pela sétima arte", destacou Pizano.
Desde sua estreia o filme teve uma bem sucedida trajetória por diversas mostras e festivais de cinema pelo Brasil e também exterior. Entre suas participações, destacam-se:
- Prêmio de "Melhor Fotografia” no 6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC) em 2023
- Prêmio de Melhor Curta Internacional no Stockholm Short Film Festival na Suécia em 2023
- Prêmio de Melhor Atriz no II FEBANCINE 2024, na Paraíba
____________________
Ficha técnica
Produção/Realização: Biosphere Records Audiovisual
Direção e Roteiro: Alex Pizano
Produção Executiva: Cláudio Lavôr
Elenco: Iná Bastet, Gustavo Andrade,
Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo
Assistente de Direção de Fotografia: Valmik Mota
Maquiagem: Beth Makes
Figurino: Alex Pizano
Continuísta: Lucy Ferraz
Produção de Set: Lucy Ferraz
1º Assistente de Produção: Michel Nascimento
2º Assistente de Produção: Fagner Chaves,
Fotos Still: Valmique Grandez e Marcio Lavôr
Making Of: Valmique Grandez
Design de Produção: Alex Pizano e Cláudio Lavôr
Som direto: Cláudio Lavôr
Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr
Edição, Finalização: Alex Pizano
Com informações de Biosphere Records
0 Comentários