![]() |
Evento será apresentado no sábado e domingo (22 e 23), a partir das 19h no Teatro Municipal |FOTOS: Allan Denizard |
Imagine um mundo onde não há lugar para brincar e somente a busca por um artefato especial pode mudar essa realidade sombria por completo e devolver à criançada a alegria de viver. Essa é a tônica do espetáculo “E agora, vamos resgatar o tesouro?”, que será apresentado nos próximos dias 22 e 23, a partir das 19h, no Teatro Municipal de Boa Vista - Sala Roraimeira. A entrada é gratuita ou 1 kg de alimento não-perecível.
Escrito, dirigido e estrelado por Franciany Veras, o espetáculo foi pensado como uma forma resgatar as tradições familiares e, sobretudo, as brincadeiras de rua. A autora conta que o texto começou a ser escrito em 2013, mas foi somente com a Lei Paulo Gustavo que foi possível a montagem e produção, a partir de outubro de 2024.
O elenco é formado pelos atores Franciany Veras (boneca Lili), Marcus Reis (Soldadinho de Chumbo), Isabella Veras (Bruxa), Amanda Luz (Carol) e Felipe Gomes (Luizinho). O espetáculo conta com a participação especial da Banda Municipal do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e terá acessibilidade garantida com intérprete de Libras.
“As crianças hoje em dia estão passando muito tempo nas ‘telas’. O espetáculo busca resgatar um pouco as brincadeiras antigas e cantigas de roda. Nossa intenção é despertar nas crianças o interesse por brincar, aproveitar a infância, quem sabe despertar nos pais também a nostalgia e fazer eles quererem voltar a ser crianças também. A infância é uma fase que passa tão rápido, mas que podemos, através das brincadeiras e do lúdico, ensinar e educar”, disse Franciany.
“E agora?” é parte de uma trilogia. A primeira parte foi apresentada 2012, com espetáculo “E agora, faz de conta?”, que misturava diversos contos infantis. A 3ª parte já está sendo pensada e trabalhada. “Em breve, anunciaremos ao público mais a respeito desse novo projeto”.
Sinopse - As crianças de hoje vivem imersas em telas, mas será que ainda existe espaço para a magia das brincadeiras? Neste espetáculo encantador, uma bruxa malvada decide acabar com os parquinhos e com a alegria de brincar.
Mas algo inesperado acontece: uma boneca e um soldadinho de chumbo ganham vida e pedem ajuda para salvar um tesouro muito especial—um baú repleto de brinquedos antigos como peteca, bolinha de gude e peão. Será que as crianças conseguirão vencer essa missão e resgatar a essência da infância?
A autora - Franciany Veras é roraimense, economista e advogada, sempre envolvida com a arte. Em 1998, fez parte de um grupo de dança chamado “Chiquititas Roraimenses”. Já em 2006, apresentou o programa infantil “Total Kids”, na antiga TV Boa Vista (afiliada à Rede TV!).
Em 2012, fez parte da produção de “Bromance”, filme do diretor roraimense Thiago Sardenberg. Em 2013, participou da peça “Peter Pan” e, no mesmo ano, montou o próprio espetáculo, “E agora, faz de conta?”. No ano seguinte, dirigiu o curta-metragem “Palhaços também choram”.
Em 2023, lançou o livro “Devaneios de uma Assessora Jurídica”, que serviu de base para um curta-metragem de mesmo nome. Com incentivos da Lei Paulo Gustavo, o filme está em processo de edição e a previsão é que seja lançado ainda em 2025. Para saber mais sobre a artista, basta seguir o perfil no Instagram @francianyveras.
0 Comentários