CENA RORAIMA| Espaço Usina Cultura abre inscrições gratuitas para oficina de formação de atores

O curso terá duração de três meses e será conduzido por profissionais renomados |FOTOS: Mateus Lustosa/Divulgação/Arquivo Pessoal


O Espaço Usina Cultura, referência na formação e divulgação artística em Roraima, está com inscrições abertas para a oficina gratuita Cena Roraima, voltada à formação de atores e atrizes. O curso terá duração de três meses e será conduzido por profissionais renomados, com orientação pedagógica da atriz Lydia Del Picchia, do tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG.

As inscrições são gratuitas e vão de 29 de julho a 3 de agosto de 2025, exclusivamente online, pelo link. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas. A seleção dos participantes ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto e a aula inaugural está prevista para 18 de agosto de 2025, com o professor convidado Fábio Furtado, de Minas Gerais, responsável por uma semana intensiva de atividades.

Esse nosso desejo de fazer uma formação mais longa, mais continuada, sai do papel e agora se concretiza com a oficina Cena Roraima.  É muito importante que as pessoas inscritas compreendam o compromisso com todo o percurso formativo, que tem começo, meio e fim. Queremos entregar um resultado com qualidade e investir verdadeiramente na formação de atores em Roraima”, destaca Silmara Costa, gestora do Espaço Usina Cultura.

O projeto é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos, e contará com uma carga horária de 120 horas/aula, distribuídas entre agosto e novembro, com aulas à noite. Além das aulas práticas, o curso prevê ensaios e apresentações públicas de Cenas Curtas ao final.

Curso terá orientação pedagógica da atriz Lydia Del Picchia, do tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG |FOTOS: Mateus Lustosa


A formação será dividida em duas etapas: na primeira, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos nas áreas de atuação, interpretação, improvisação, técnica vocal e corporal. Na segunda fase, irão criar e apresentar cenas curtas, com orientação da equipe pedagógica.


Equipe pedagógica

Fábio Furtado, ator, preparador corporal e diretor, ministrará as aulas práticas |FOTO: Arquivo Pessoal


As primeiras aulas práticas serão com o professor convidado Fábio Furtado, que é ator, preparador corporal e diretor, formado pelo Teatro Universitário da UFMG e integrante da equipe pedagógica do Galpão Cine Horto desde 2008.

Com ampla experiência em formação teatral, Furtado ressalta: A oficina vai se basear em princípios como a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador e a construção de um teatro como coletivo. Será uma oportunidade para os participantes ampliarem sua percepção de si e do outro em cena”.

Também integram a equipe de professores Elder Torres, dramaturgo, roteirista e ator, com formação em Dramaturgia pela SP - Escola de Teatro e em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Paola Emperatriz, formada na Escuela Contemporánea de la Voz de Caracas (Venezuela), cantora e professora de canto na escola Bateras Beat.

O dramaturgo, roteirista e ator Elder Torres integra a equipe |FOTO: Arquivo Pessoal


Segundo o professor Elder Torres, a oficina de atuação e improvisação teatral será voltada a iniciantes ou pessoas que desejam aprofundar sua prática: “A proposta é trabalhar as principais ferramentas da atuação por meio de práticas que desenvolvem a consciência corporal, a escuta, a presença cênica, a criatividade e a expressividade”, destaca.

Já a cantora e professora Paola Emperatriz, responsável pela preparação vocal dos participantes, enfatiza que nas oficinas de canto serão trabalhados respiração técnica, apoio, articulação e projeção vocal. “Esses elementos são fundamentais não só para cantar, mas também para atuar e se comunicar com clareza e presença”, frisa.

A cantora e professora de canto Paola Emperatriz fará a preparação vocal |FOTO: Arquivo Pessoal


A orientadora pedagógica Lydia Del Picchia reforça a importância do projeto. "Cena Roraima surge como um projeto de extrema importância no panorama teatral da cidade e do estado: é uma oficina gratuita de longa duração para a formação de atores, que visa estimular a profissionalização do mercado de artes cênicas e suprir uma lacuna da cena local”.

Atriz do Grupo Galpão e coordenadora pedagógica do Galpão Cine Horto, com mais de 30 anos de experiência, Lydia está envolvida desde a concepção do projeto e participa ativamente da construção dos conteúdos e orientação da equipe de professores.

FUNARTE – A Fundação Nacional de Artes é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país.

Espaço Usina Cultura – Com 18 anos de existência, o Espaço Usina Cultura é um polo de formação, criação e difusão artística em Roraima. Sediado na Rua Raio Solar, 509, bairro Jóquei Clube, em Boa Vista-RR, abriga também a Cia Arteatro, com 32 anos de trajetória no teatro local, atualmente em circulação por 14 estados brasileiros com o espetáculo Gotas de Saberes.

O Espaço Usina é palco de exposições, oficinas, apresentações e projetos de formação cultural. A oficina Cena Roraima integra a programação comemorativa de aniversário da Cia Arteatro e do próprio Espaço Usina.

Por Gersika Nascimento


Postar um comentário

1 Comentários