Roraima é finalista no Prêmio Nacional de Turismo 2025

Bruno Muniz, diretor do DETUR, com Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo |FOTO: Divulgação/DETUR/SECULT



Roraima alcançou um marco histórico no cenário turístico brasileiro ao emplacar três iniciativas entre as finalistas do Prêmio Nacional de Turismo 2025, uma das maiores premiações do setor no país. Ao todo, o estado inscreveu dez propostas nas diversas categorias, demonstrando a força crescente das políticas públicas e das ações do trade turístico local.

As iniciativas finalistas reforçam o avanço estratégico do turismo roraimense:

  • Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), disputa na categoria Profissionais – Governo/Técnicos;
  • O Projeto Turistea, do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa, é finalista na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo;
  • A Comunidade Indígena Kauwê representa o estado na categoria Turismo de Base Comunitária.

A presença de Roraima em três categorias da fase final consolida o estado como protagonista no cenário turístico nacional em 2025. O diretor Bruno Muniz comemorou o feito, relembrando que em 2023, Roraima já havia conquistado dois prêmios nacionais, nas categorias Gestão e Marketing, ambos com projetos do Departamento de Turismo.

“Com o anúncio, já garantimos, no mínimo, o terceiro lugar na categoria profissional. Além disso, iniciativas como o Turistea, parceiras do Detur, já são referências consolidadas no país. Esse reconhecimento fortalece ainda mais a imagem e o desenvolvimento do turismo de Roraima”, disse.


Prêmio Nacional de Turismo

Considerado o “Oscar do Turismo Brasileiro”, o Prêmio Nacional de Turismo é promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT). A premiação reconhece projetos inovadores, modelos de gestão eficientes e profissionais que impactam positivamente o setor.

O objetivo é reconhecer iniciativas que, nos últimos 24 meses, contribuíram para transformar o turismo brasileiro. Podem concorrer órgãos públicos, empresas privadas e instituições do terceiro setor. Além do reconhecimento, a premiação estimula a continuidade das ações, incentiva a inovação e promove a replicação de boas práticas em todo o território nacional.

Com três finalistas, Roraima reforça seu protagonismo e se consolida como uma potência turística em ascensão no Brasil. Entre 21/11/2025 e 01/12/2025, será aberto o sistema de votação popular no site do prêmio. Os vencedores de cada categoria serão definidos pelo maior número de votos.


Por Jacildo Bezerra

Postar um comentário

0 Comentários