Escola São José

A edificação original ficava onde atualmente está a quadra de esportes da unidade escolar


Fundada pelos monges beneditinos em 1918, inicialmente era denominada “Grupo Escolar São José” e funcionava na casa da família Brasil. O prédio que abrigaria este grupo foi construído em 1924 pelo prelado D. Pedro Eggerath com o nome de “Escola da Prelazia”.

Em 1943 esse grupo escolar passou a ser administrado pelas irmãs beneditinas com o nome de Colégio São José. A edificação original se situava nos fundos da atual escola onde hoje é a quadra de esporte, a construção atual só foi erguida nos anos 1950, por D. José Nepote, bispo de Roraima na época.

No ano de 1997, passou a ser Escola Estadual de Ensino Fundamental São José. No ano seguinte, 1998 através do Decreto N°1966-E de 24 de abril passou a denominar-se como “Escola Estadual São José”. Em 1999 o Governo do Estado de Roraima comprou da Diocese de Roraima o prédio onde funciona, desvinculando-a completamente da instituição religiosa.


Vista frontal do prédio atual (foto: Francisco Oliveira)


O imóvel é tombado pela Prefeitura de Boa Vista, sob a Lei n° 232, de 10 de setembro de 1990.


Extraído de: 

GONÇALVES, Eurides Oliveira. Patrimônio Histórico de Boa Vista-RR: Tombamento dos prédios construídos nos séculos XIX E XX. Monografia – UFRR. Roraima. 2013.

Localização: 


Postar um comentário

0 Comentários