SUICÍDIO NÃO| Sarau Beneficente reforça importância de valorização da vida

A mensagem de conscientização será dada através de ações lúdicas e atividades esportivas para motivar e informar a sociedade de forma reflexiva e funcional |Foto: Divulgação/VVVC

Sem dúvidas, a vida é um dom precioso que precisa ser valorizado e devidamente cuidado. Infelizmente, os dados referentes a suicídios no país continuam alarmantes (leia mais abaixo), o que tem mobilizado diversas ações e campanhas com foco em sensibilizar a população sobre esse mal. 

Pensando nisso, o Voluntariado de Valorização à Vida e de Combate ao Suicídio promove nos próximos dias 20 e 21 a 4ª edição do Sarau Beneficente “Trocando uma Ideia – Suicídio, se matar pra quê?”, em duas escolas da rede pública de ensino. A mensagem de conscientização será dada através de ações lúdicas e atividades esportivas para motivar e informar a sociedade de forma reflexiva e funcional. 

De acordo com Andryel Mendes, um dos coordenadores do movimento, promovendo integração coletiva é possível despertar a sensibilidade das pessoas para essa realidade, além de resgatar e reinventar procedimentos interativos no fortalecimento da cidadania e identidade da comunidade. 

“O voluntariado se fortalece e alcança participação de pessoas que já tiveram casos de suicídio em suas famílias. Os alunos fazem poesias, formam bandas musicais, grupos de artes cênicas e se apresentam. A novidade desse ano é que vamos levar autoridades para responderem perguntas da população”, disse Andryel. 

O Sarau Beneficente acontece desde 2016. Cada mobilização é adaptada de acordo com a realidade local e os conhecimentos prévios dos organizadores. As atividades envolvem também exposição de artistas plásticos locais, exibição de vídeos educativos e motivacionais; aconselhamento profissional; rodas de diálogo; campeonatos esportivos; arrecadação de alimentos e distribuição de panfletos com informações e incentivos à vida. 

“Porque precisamos efetivar o bem-estar-social, a fim de prevenir sobre as doenças psicossociais como a depressão e combater malignos fenômenos sociais como o suicídio que mata um cidadão em solo brasileiro a cada 40 minutos”, ressaltam os organizadores. 

Locais - O sarau vai acontecer em dois locais: Escola Estadual América Sarmento (dia 20) e na Escola Estadual Profª Vanda da Silva Pinto (21), ambas a partir das 15h30. Mais informações: 95 99112-4270, 99134-5379 e 99169-1433. 


Dados alarmantes 

Roraima está quase no topo dos rankings envolvendo casos de suicídio no país |Foto: Ilustração/Google

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, a cada ano, mais de 800 mil cometeram suicídio. Isso significa que a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Essa é a segunda causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos. 

O Ministério da Saúde aponta que, no Brasil, 11 mil pessoas se suicidam a cada ano. Houve, de 2010 a 2017, um aumento de 7% no número de pessoas que se matam, sendo que, neste período, a taxa de mortalidade foi 3,6 vezes maior entre os homens. 

Quando divididos por gênero, o Estado de Roraima apresenta a parcela de 7% das mulheres que tiraram suas vidas, seguido pelo Piauí (4,6%) e Santa Catarina (4,4%). Na análise que utiliza os índices habitacionais, o estado também lidera com 122,2% em relação aos maiores aumentos para o sexo feminino. Em segundo está o Amazonas, com 118,7%, e logo após o Acre, com 106,2%. 

Nos casos envolvendo homens, Roraima está em segundo, registrando 15,4%. O estado fica atrás somente do Piauí (16,6%) e à frente do Rio Grande do Sul (15,2%). Entre os maiores aumentos de suicídio para o sexo masculino, os três primeiros são Rondônia (118,2%), Maranhão (56,6%) e Rio de Janeiro (41,0%).

Texto : Fábio Cavalcante - @Fabiocbv - Com informações da OMS e G1 Roraima 

Postar um comentário

0 Comentários