VOCÊ SABIA? | Boa Vista possui as melhores calçadas entre as capitais do Norte, diz estudo

Nacionalmente, Boa Vista ficou em 9º lugar, com uma média geral de 6,13 (de 0 a 10), passando à frente de cidades como Curitiba e Rio de Janeiro |FOTO: Cláudia Ferreira

Boa Vista ocupa a melhor posição entre as capitais nortistas no quesito infraestrutura e acessibilidade das calçadas e tem nota superior à média nacional, segundo pesquisa realizada pela ONG Mobilize Brasil envolvendo as 27 capitais brasileiras. Com nota 6,13, enquanto a média nacional foi de 5,71, Boa Vista está à frente de 18 capitais e de todas as outras do Norte.

O estudo da Mobilize Brasil foi realizado entre os meses de março e julho com uma rede de colaboradores visitando as ruas de grande circulação de pessoas a pé, como hospitais, escolas, mercados, terminais de transportes, edifícios da administração pública, praças e parques, entre outros. Em Boa Vista, a avaliação foi feita pela estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, Ohana Pereira da Silva.

Durante as visitas, foram atribuídas notas de zero a dez para 13 itens: regularidade do piso, largura da calçada, inclinação, existência de barreiras e obstáculos, condições de rampas de acessibilidade, faixas de pedestre, semáforos de pedestres, mapas e placas de orientação, arborização e paisagismo, mobiliário urbano, poluição atmosférica, ruído urbano e segurança.

Boa Vista também é a cidade com melhores indicadores de Poluição Atmosférica (média 9,05) e Ruído Urbano (média 8,55), bom indicativo de saúde e qualidade de vida. Em relação às faixas de pedestre, outro item avaliado, a prefeitura reconhece que ainda falta ampliar o número de faixas pela cidade. 

A pesquisadora, inclusive, observou que foi realizada uma campanha educativa para o respeito às faixas de travessia: “Esta ação teve bons resultados, o que permite que os pedestres atravessem as vias com relativa segurança”, escreveu ela.

Segundo o estudo, os pontos avaliados foram distribuídos cuidadosamente por todas as regiões da cidade, incluindo os bairros mais periféricos, sempre no entorno de equipamentos públicos. “O resultado foi relativamente positivo, supostamente por conta de uma ação de melhoramento das calçadas, iniciada discretamente em 2018 pela prefeitura local”, concluiu a avaliadora.

Além de edificações, a pesquisadora examinou várias pequenas praças, que são muito utilizadas pelos moradores para exercícios e caminhadas. Praças, aliás, estão entre os melhores locais em Boa Vista, com destaque para a Praça dos Bambus (nota 9,0), no bairro São Francisco, e a Praça da Bandeira (8,30), na região central.

Nos últimos anos, foram construídos 255 quilômetros de calçadas por todos os bairros da capital, como parte de um conjunto de obras de mobilidade urbana, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras. E há outros 60 quilômetros já licitados.

Praça dos Bambus está entre as melhores do país

A praça está entre as dez mais avaliadas do país, segundo o estudo |FOTO: Cláudia Ferreira  

O entorno da Praça dos Bambus ficou entre os dez melhores espaços avaliados no país. O servidor público Ramon Queiroz, 31 anos, que estava passeando com a filha, diz que sente orgulho de morar em uma cidade bem cuidada. 

“Não só essa, mas tenho notado nas outras praças também a questão da acessibilidade, a manutenção também. Dá pra ver também as rampas de acessibilidade, o piso tátil também, as praças estão com nota dez”, elogiu ele.



Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

0 Comentários