Jovem de Roraima é selecionada em concurso literário sobre Cultura Japonesa

O texto de Dianair Furtado, “Um conto de Inverno”, foi um dos 30 melhores trabalhos do Concurso Bunkyo de Contos FOTO: Fernando Teixeira 

Apaixonada desde a infância pela cultura asiática em suas diversas vertentes, a professora de Odori (dança japonesa) da Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), Dianair Furtado, foi uma das selecionadas do Concurso Bunkyo de Contos e sua obra será reunida em um livro, que será lançado no dia 12, em São Paulo (SP). 

O livro é uma coletânea dos 30 melhores trabalhos apresentados na terceira edições do concurso desde 2012. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e tem como objetivo incentivar a criação literária, fomentar a expressão da experiência humana decorrente do encontro de culturas e revelar talentos. 

O texto de Dianar, “Um conto de inverno”, foi um dos vencedores da edição de 2016 e traz a história de Sara, que desde pequena cultivou um sonho juntamente com os pais de ir ao Festival de Inverno no Japão, mas por reviravoltas doloridas da vida, teve que realizar esse sonho sozinha, experiência essa que a fez renascer. 

“Sou uma leitora ávida e sempre gostei de escrever. Então, ter uma obra minha publicada me deixou extremamente feliz”, disse a jovem, que começou na ANIR em 2015, como aluna de Nihongo (Idioma Japonês) no Instituto Roraimense de Cultura Japonesa (IRCJ). 

Dianair sempre buscou conhecer as riquezas culturais do Japão, principalmente por meio da dança, da música, dos animes e mangás. E fazer parte da ANIR tem contribuído bastante com seu conhecimento sobre a “Terra do Sol Nascente”. 

“Sempre gostei muito da cultura da japonesa e na ANIR, como aluna, tive a oportunidade de conhecer e conviver com muitos aspectos da cultura japonesa. E o amor e o respeito por essa cultura só têm aumentado”, ressalta Dianair que parte no próximo sábado (9), para São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários