ARTE NA PANDEMIA| Professora de música leva diversão e conhecimento à criançada via Youtube

Pâmela Cruz encontrou no Youtube e nas redes sociais um meio de manter as aulas para seus quase 200 alunos

Já são quase três meses que a pandemia de coronavírus deixou as pessoas isoladas, paralisando todas as atividades que envolvem aglomerações. Porém, a arte não pode ser contida sob quatro paredes. E é por isso que o Portal Boa Vista inicia a série "Arte na Pandemia", provando que os artistas de nossa cidade permanecem firmes e fortes mostrando todo seu talento e conhecimento a todos.

E hoje vamos conhecer o trabalho da jovem professora de música Pâmela Cruz, que encontrou no Youtube e nas redes sociais uma forma de levar conteúdo de qualidade e ótimos conhecimentos musicais  a crianças de até dez anos. A pandemia não a impede de lecionar, o que se tornou um grande desafio para ela.  

Formada em Licenciatura em Música, pela Universidade Federal de Roraima, Pâmela - "Pamzinha", para os amigos mais próximos - é envolvida com a arte desde criança. "Já brincava de ser professora", conta a musicista, que começou  a cantar aos dez anos e passou a se envolver mais fortemente na área a partir dos 13 anos, seja atuando na igreja ou em outros trabalhos. Agora ela adentra ao universo "virtual" para dar prosseguimento ao compartilhamento de seus conhecimentos.

"Um dos meus intuitos sempre foi contribuir pra difusão da educação musical. Dentro da escola há seus limites. E ser 'youtuber' abriu um novo leque de público. As tecnologias ajudam demais. Algumas coisas ficam até mais interessantes. Mas é claro, nenhuma tecnologia substitui a aula presencial e os contatos humanos".

Pâmela tem formação musical, pela UFRR
Hoje, mantendo um canal no Youtube com atividades regulares a seus alunos - cerca de 200, dispostos em 14 turmas da escola Objetivo, em Boa Vista - , vê na música uma habilidade que já nasce com todas as crianças e precisa ser explorada da melhor forma. Não há outra "disciplina" oferecida na escola que trabalhe o cérebro de forma global como a música faz.

"A música desenvolve nos alunos de todas as idades a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, o respeito a si próprio e ao grupo, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. É na aula de Música que todos esses  conhecimentos podem ser realmente dominados pelos alunos, a ponto de compreenderem seus elementos, construções, histórias e relações profundas com o mundo", explica.

Mesmo durante a pandemia, Pâmela continua estudando, fazendo planejamento de aula, preparando material necessário para que a "mágica" aconteça aos seus alunos.  "A diferença, enorme, tem sido o que tenho estudado e pesquisado para proporcionar aulas online. Tive que me reinventar e descobrir formar novas de dar aula".

A participação dos pais nesse processo, segundo ela, é fundamental para o aprendizado, principalmente na primeira infância (período que vai até os seis anos de idade). Já no casos de alunos do 5° ano, alguns pais ajudam a prepara todo material necessário e saem para trabalhar. Quando voltam, revisam e enviam a atividade para a professora.

"Acredito que na Educação Infantil, como um todo,  os pais devem ter dedicação total , auxílio, incentivo. É sentar ao lado do filho do começo ao fim, dançar, brincar junto. Eles praticamente viram um 'coleguinha. No Fundamental, nos primeiros anos, ainda há uma dependência forte dos alunos com pelos pais, mas é bem menor. É mais como incentivo. E no anos finais, as crianças já são mais independentes e conseguem realizar muitas atividades sozinhos. Só precisam de alguém pra fiscalizar, porque aí já tem uns com a 'preguiça' de pré-adolescente".


A vida de "youtuber"


Pâmela está amando esta sua nova fase como profissional, com uso das novas tecnologias. E no Youtube ela pode alcançar mais crianças que necessitam de um bom conhecimento musical que, segundo ela, vai proporcionar grandes benefícios à mente. Para isso, ela improvisou um mini estúdio em casa para tornar as aulas ainda mais atrativas.  

"No começo, foi difícil.  Como toda nova experiência, foi desafiador e diria até 'doloroso'. Ainda tenho algumas dificuldades, porém, tem sido muito prazeroso também. Os alunos podem me ver de uma forma diferente, eu consigo aplicar  conteúdos de outras formas, e o feedback também tem sido positivo".

Sua maior busca nesse momento é tentar ser mais clara e objetiva possível para não "cansar" os pequenos.  "O mais difícil tem sido editar, renderizar (demora uma eternidade), postar o plano de aula com os links no Classroom. E no outro dia, enquanto eu faço tudo isso para outras turmas, eu incentivo os pais e alunos a participarem das aulas com mensagens no Whatsapp".

Pâmela agora estuda expandir seus vídeos para mais pessoas, principalmente direcionados a outros educadores musicais. Com o intuito de fortalecer a classe em Boa Vista, proporcionando trocas de saberes e compartilhamento de experiências. “Quero contribuir para o crescimento e a democratização da Educação Musical em nossa cidade, para que as potencialidades de nossas crianças sejam ainda mais valorizadas e exploradas”.


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários