CAMPO DOS GIRASSÓIS| O mais novo "point" natural que está cativando os boa-vistenses

O girassol é uma das cultivares do Campo Experimental de Boa Vista, localizado na zona rural do município |FOTO: Cláudia Ferreira/Semuc/PMBV

Se você é de Boa Vista, com certeza já viu algum amigo ou familiar postando fotos em lugar incrível, rodeado por girassóis. E, com certeza, a primeira pergunta que fez foi: “Isso é aqui em Boa Vista?”. Sim. A nossa cidade, cuja marca envolve ricas paisagens naturais e urbanas agora conta com mais um ambiente agradável que já se tornou palco para ótimos ensaios fotográficos.

Estamos falando do campo de girassóis localizado na zona rural da cidade, mais precisamente dentro da Associação Elifas Levi Veloso Filho, no Polo I do P.A. Nova Amazônia, distante só 40 km da zona urbana de BV. Trata-se de uma das culturas produzidas no lugar, o Campo Experimental de Boa Vista, implantado em 2018 pela prefeitura.

A área plantada de todo o campo é de cerca de 30 hectares e envolve também milho, sorgo, algodão e soja. Mas são os girassóis que chamaram a atenção das pessoas, devido à beleza peculiar e por ser uma grande novidade na região. Realmente, o ambiente impressiona e inspira muita gente. Tanto que, diariamente, dezenas de pessoas visitam o local para fazer seus registros fotográficos.

É o caso de Cybelle Leal, técnica em Zootecnia, que soube do campo através de uma postagem de uma amiga. De cara, ela se interessou em saber onde fica, como faz para chegar lá e, porque não, fazer lá um ensaio fotográfico, já que girassóis lhe representa um significado muito especial.

“Girassol é a flor que segue a caminhada do sol. Para mim, representa muito. Simboliza superação de uma fase muito difícil. Simboliza minha felicidade e me traz uma energia muito positiva”, conta ela, que imediatamente combinou com a amiga e com um fotógrafo para ir até o lugar.


Amante de girassóis, a técnica em Zootecnia Cybelle Leal foi uma das que viu no campo o ambiente perfeito para suas fotos: "É surreal" |FOTO: Yohanan Emmanuel 

“Tivemos que bater na porta de alguns moradores para saber onde ficava a associação, até que a gente conseguiu. Quando vi, foi algo surreal. Saí do carro correndo para o campo, para ver de perto. O ambiente é incrível. Só olhava e agradecia a Deus”, relata a jovem.


O Girassol e seus benefícios

Firmado como artigo de cultivo em larga escala para a produção de grãos e óleo, o girassol é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração

O girassol é hoje cultivado nos cinco continentes e tem sua importância renovada pela crescente busca por fontes renováveis de energia. Isso devido seu óleo, além de ser saudável para a alimentação humana e contar com propriedades que reduzem o nível de colesterol, também é matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

Firmado como artigo de cultivo em larga escala para a produção de grãos e óleo, o girassol é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração. Cada espécime pode chegar a 1,80m de altura. A planta se adapta facilmente ao clima, sendo tolerante aos períodos de estiagem.

Os grãos de girassóis podem ser utilizados tanto para consumo animal, quanto para extração de óleo e obtenção de farinhas, servindo como ingrediente para a produção de pães e outros alimentos. A plantação de girassol ainda pode servir de base para a produção de mel de abelhas.

Moderação - Mas, é preciso alertar: o ciclo dos girassóis é curto. E como se trata de um experimento, atualmente o campo de Boa Vista está entrando na fase de maturação, que faz com que as flores murchem e pesem, dando a impressão como se estivessem "tristes". Ou seja, em poucos dias, não será possível apreciar a beleza dos girassóis no Campo Experimental.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SPMA) junto aos produtores já estuda um novo local propício para a visitação dos girassóis. Porém, orienta quem ainda for ao campo atual que tenha zelo, não arrancando as mudas ou flores, tendo cuidado com as abelhas que ficam polinizando o campo, entre outras medidas.

Mas quem for visitar o local, deve apreciar com responsabilidade e muito amor, conforme Cybelle recomenda. “Que as pessoas possam apreciar mais essa flor, cada pétala, olhar o lugar como algo especial, assim como foi comigo. Meus olhos brilharam tanto. E por isso, desejo que todos apreciem da mesma forma, com moderação, mas com brilho nos olhos”.

O ciclo dos girassóis é curto e  por isso, os do campo em Boa Vista já está entrando na fase de maturação 

Como chegar – Para chegar à Associação Elifas Levi Veloso Filho, é preciso seguir pela BR 174, entrada que vai para o Lago do Robertinho e seguir o asfalto dobrando a direita após a Escola. Outra rota é seguir pela BR-174 e entrar na vicinal 2, que dá acesso à Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima.


Postar um comentário

0 Comentários