DUO NORTE| Músicos lançam EP que enaltece os sons e a estética da Amazônia

 

A proposta é definida pelos artistas como uma “aproximação entre a idiomática do violão aos ritmos tradicionais da Amazônia” |FOTO: Divulgação


A junção da visão de dois músicos com forte atuação na Amazônia e o amor pelos sons da região são alguns dos condutores do EP “Duo Norte”, idealizado pelo violonista Vitor Piani e pelo baterista Charles Matos. A obra será lançada oficialmente nesta sexta-feira (11), nas plataformas digitais Deezer, Spotify e iTunes.

A proposta é definida pelos artistas como uma “aproximação entre a idiomática do violão aos ritmos tradicionais da Amazônia”, onde na ocasião são apresentadas seis canções autorais sob ritmos diversos próprios da região, além de choro, valsa, samba, ritmos africanos e outras influências que caracterizam expressões culturais na região Norte e no Brasil.

“O projeto surgiu a partir de um objetivo pessoal, que é trazer a idiomática da música amazônica para o violão. Não sou pioneiro nessa linha, pois muitos já fizeram isso antes, como Sebastião Tapajós e Salomão Habib. E, na verdade, meu intuito é, principalmente, somar com esse trabalho”, explica Vitor.

A parceria entre os músicos se iniciou há três anos, quando Vitor passou por Belém (PA), terra natal de Charles. Um ano depois, ambos já estavam discutindo as primeiras ideias para um trabalho autoral que valorizasse a cultura e a estética amazônica. “Desde então, a gente vem só trabalhado nessa proposta, a passos lentos”, destaca Piani, que também é paraense, porém mora em Boa Vista há quase 10 anos.


A gravação contou com o apoio do músico e produtor Léo Chermont, que fez a captação em estúdio dos instrumentos. A produção e os arranjos ficaram a cargo de Vitor e Charles. Como se trata de um EP (extended play), ou seja, um projeto experimental, a ideia é continuar com o processo criativo, acrescentando arranjos e novas perspectivas às canções já gravadas.

“É um trabalho que a gente ainda vai estar trabalhando mais durante algum tempo. O Charles tem uma pesquisa sobre os ritmos amazônicos e ainda há muito a ser acrescentado nesse trabalho”. 


___________________

Aprenda música e desvende todos os Segredos do Violão: https://bit.ly/2Yht6jj  

Postar um comentário

1 Comentários