Exposição reúne artesanato produzido por refugiados e migrantes em Boa Vista

 

A iniciativa dá visibilidade ao trabalho artístico, especialmente indígenas Warao e E’ñepá |FOTO: ACNUR/Operação Acolhida 

Como uma das atividades da agenda do Dia Mundial do Refugiado no Brasil, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e organizações parceiras promovem uma exposição de artes e artesanatos criados por artesãs indígenas e artistas plásticos venezuelanos abrigados pela Operação Acolhida em Boa Vista, capital de Roraima. A mostra acontece entre os dias 17 e 19 de junho, no Roraima Garden Shopping, das 14hs às 21hs.

O evento é organizado pelo ACNUR, com o apoio das organizações parceiras como Associação Voluntários para Serviço Internacional (AVSI), Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), Federação Humanitária Internacional (FFHI) e A Casa Museu do Objeto Brasileiro. Os produtos expostos estão à venda para o público visitante.

A iniciativa dá visibilidade ao trabalho artístico que continua sendo produzindo por estas pessoas, mesmo em um contexto de deslocamento forçado. Muitos delas atuavam no mercado de artes na venda de artesanato da Venezuela. Mas devido à situação do país, se viram forçados a deixar tudo para trás e buscar refúgio e segurança no Brasil, mantendo sua produção artística.

Indígenas Warao e E’ñepá, abrigados pela Operação Acolhida – resposta do governo brasileiro para o fluxo de refugiados – e migrantes da Venezuela, tem no artesanato uma das principais práticas para a manutenção da cultura e identidade de seus povos e também como fonte de renda para suas famílias.

“O artesanato é importante tanto como tradição, passada de geração a geração, mas também como fonte de renda, e o que nos identifica com mulheres empreendedoras. Queremos trazer um pouco da nossa cultura para o povo brasileiro e assim encontrar formas de sustentar nossas famílias”, explica Alejandrina Gonzalez de Zapata, indígena e artesã Warao.

“O Shopping Garden vê com bons olhos essa exposição. Entendemos que esta é uma oportunidade de trazer o tema do refúgio para a população de Boa Vista, já que muitas vezes não sabemos ao certo pelo que essas pessoas passam, e o que é ser um refugiado”, diz Paula Mello, Coordenadora de Marketing do Shopping Garden.

O ACNUR ressalta a importância de iniciativas e parcerias que promovam a inclusão social, cultural e econômica de populações refugiadas no contexto local. Também destaca o potencial de contribuição que pessoas refugiadas e migrantes podem trazer para a comunidade local buscando assim um desenvolvimento conjunto para a sociedade como um todo. 

“O ACNUR acredita que os refugiados nunca chegam com as mãos vazias, eles trazem as suas capacidades técnicas, culturas e tradições. São pessoas que também querem trabalhar e contribuir com a comunidade local. Se oportunidades forem oferecidas, essa troca de experiência pode ser enriquecedora para a cultura e economia da população de acolhida, diminuindo assim barreiras sociais e potencial de discriminação”, explica Angelica Uribe, oficial de Proteção do ACNUR.

O material em exposição também estará à venda |FOTO: ACNUR/Operação Acolhida 

 

Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho – O Dia Mundial do Refugiado é marcado globalmente desde 2001, de acordo com a resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, essa é uma data chave para promover a reflexão e debate sobre o tema do deslocamento forçado, situação que afeta cerca de 1% da população mundial.


No Brasil, segundo o ministério da Cidadania, cerca de 260 mil pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela vivem em território nacional. O Comitê Nacional para os Refugiados do Brasil (CONARE) já reconheceu mais de 71 mil  solicitações do reconhecimento da condição de refugiado, das quais 54% foram apresentados por cidadãos venezuelanos. Quase 40 mil destes pedidos foram feitos a partir do estado de Roraima. Isso mostra o reflexo da situação política, econômica e social da Venezuela no Brasil.


Agenda de atividades


Neste ano, atividades virtuais e presenciais serão realizadas em todos os lugares de atuação do ACNUR no Brasil e mundo. Em Roraima, a programação será voltada para a população abrigada por meio de iniciativas como torneios esportivos e oficinas de artesanatos e culinária.


Ao longo do mês de junho, a agenda do Dia Mundial do Refugiado no Brasil mobilizará também os apoiadores de Alto Perfil do ACNUR no país, Pedro Bial e Letícia Spiller, além de outras celebridades e influenciadores digitais. Demais detalhes da agenda de atividades referentes ao Dia Mundial do Refugiado podem ser encontrados no link: https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/

 

Informações do Evento:

Atividade: Exposição de Artesanatos do Dia Mundial do Refugiado em Boa Vista, RR

Data: De 17 a 19 de junho

Horário: Das 14h as 21h

Local: Shopping Garden

Mais informações: Allana Ferreira ferreirl@unhcr.org e Camila Ignacio ignaciog@unhcr.org

 Com informações de Acnur/Operação Acolhida

Postar um comentário

0 Comentários