Imagens “gigantes” de crianças são projetadas no Vila Jardim como incentivo ao uso de máscaras

 

A intervenção artística é parte do projeto “De Periferia para Periferia”, proposta visa a conscientização para o uso de máscara e um novo olhar para a educação do Brasil |FOTO: Divulgação

Moradores do residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, foram surpreendidos nos últimos dias 28 e 29 ao se depararem com fotografias enormes projetadas nas paredes dos apartamentos e que mostravam crianças usando máscaras. Essa foi a forma artística e pedagógica encontrada pelo coletivo A+Comunidade para incentivar as pessoas às medidas sanitárias. 

A intervenção artística é parte do projeto “De Periferia para Periferia”, idealizado por Fabiano da Silva, gestor artístico pedagógico e coordenador da A+Comunidade, em parceria com o Coletivo Puxirum (Boa Vista e Manaus), representados nesta ação pelo artista e educador social Ycaro Rabelo e a educadora ecofeminista Gyulle Teixeira. 

De acordo com Fabiano, a proposta visa a conscientização para o uso de máscara e um novo olhar para a educação do Brasil, no que tange ao retorno das aulas presenciais em tempos de pandemia. Para isso, as periferias de Boa Vista e Salvador (BA) se “unem”, virtualmente, para esta finalidade. 

As imagens projetadas são de crianças e jovens usando máscaras produzidas de forma arte educativa por eles mesmos, que fazem parte da comunidade do Alto do São João no Bairro de Pituaçu, em Salvador, seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia. 

“Importante ressaltar que essa ação não conta com patrocínio do poder público e privado. É uma ação da sociedade civil para a sociedade civil, com o objetivo de conscientizar as crianças e adultos para a importância do uso de máscaras tendo a arte como viés de resistência. Assim, Salvador e Boa Vista dão as mãos para mostrar suas inquietações sociais diante das mais de 500 mil mortes pelo covid-19 no Brasil”, ressalta Fabiano. 

Fabiano da Silva deve retornar a Salvador, porém o Coletivo Puxirum vai continuar desenvolvendo as atividades socioculturais em Boa Vista, principalmente o projeto “Cine Satélite”, também no Vila Jardim, com a finalidade de exibir vídeos educativos para a criançada. 

“O pessoal do Puxirum está super disposto para desenvolver esse projeto em Boa Vista, com ou sem apoio. Mas, tenho certeza de que é necessário ter um apoio para a continuidade desse trabalho tão importante para a nossa população. Por isso, quem tiver interesse em apoiar, pode entrar em contato”, ressaltou Fabiano.

 

Para apoiar e saber mais:

ð Fabiano da Silva/A+Comunidade: Telefone: 71 99237-5578 |Instagram: @fabianodasilva.amais |E-mail:  amaiscomunidade@gmail.com

ð ð Coletivo Puxirum: Telefone: 95 99161-6589 (Ycaro Rabelo) |Instagram: @conexaopuxirum |E-mail: conexaopuxirum@gmail.com






Postar um comentário

0 Comentários