LEI ALDIR BLANC| Professora lança livro de poesias sobre a resistência do “Santo pé de Caimbé”

 

Nilce Freitas conta que sempre observou a natureza  de  forma poética |FOTO

“Santo Pé de Caimbé” é o título da obra da professora de pedagogia Nilce Freitas. Roraimense, a escritora diz que sua obra é um sonho que foi realizado. O projeto tem apoio do Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

“Sou professora, escritora e roraimense nata. Hoje digo que um sonho que tenho desde a juventude foi realizado por meio da Aldir Blanc, para escrever essa obra me inspirei na letra da canção do cantor Mario César, um grande artista local, que falava de uma árvore nativa da região bem presente em todas as regiões do ano, então observando o pé de caimbé me inspirei a falar sobre ele no meu poema. A força que essa árvore transmite e que eu também me identifico por ser uma pessoa guerreira” explicou.

A autora conta que sempre observou a natureza  de  forma poética. “Dessa forma, foi possível aproveitar os eventos naturais para compor a obra, são  pensamentos  poéticos para que o leitor possa  se  identificar  em  uma  aproximação  real  de sentimentos   vivenciados   nas   entrelinhas” explicou.

O livro de poesias aborda temáticas como força e resiliência. “Falam sobre saudade, amor, carinho e agora fica o pedido para o público leitor que valorize os artistas locais, também reforcei meu carinho com a nossa terra na capa do livro, uma capa bem nortista, bem regional, bem nosso mesmo. Assim como   outras   regiões   tem   sua produção local divulgada a nível nacional, podemos ter a mesma qualidade e potência em nossa mídia artística roraimense” reforçou.



Para o secretário de cultura, Sherisson Oliveira, a obra “Santo Pé de Caimbé” é mais um dos bons resultados que o incentivo e apoio do Governo de Roraima vem trazendo aos artistas locais.

“A proposta, com esses editais, não é apenas ajudar, socorrer, mas também não medir esforços no sentido de estimular a retomada da produção artístico-cultural em Roraima. Queremos valorizar os nossos talentos, fomentar novos projetos, dar visibilidade aos já existentes” ressaltou.

 

Conheça a escritora

Nilce Freitas é professora roraimense licenciada em Pedagogia    pela    Universidade    Estácio com 2ª Licenciatura em Letras Português pela Universidade UNIFACVEST; Pós-Graduada  em  LIBRAS  pela Faculdade    São    Luiz    e    Mestre    em    Educação Internacional  Bilíngue  pela  Universidade  UPEL.

 

Sinopse

O livro ‘Santo Pé de Caimbé’, está composto com pensamentos poéticos onde a autora trás inspirações reflexivas  sobre:  prevenção;  mudanças  de  atitudes;  amor  fraternal;  amor  pela  terra  natal;  voz  pela Natureza; recordação e resgate de histórias de vida. E a cada título um versículo bíblico de acordo com a temática, onde o leitor possa se identificar em uma aproximação real de sentimentos.

 

Com informações da Secretaria de Cultura (Secult). Colaboração: Isah Carvalho

Postar um comentário

0 Comentários