MOSTRA DE VIOLONCELOS| Concertos marcam semana intensa difusão da cultura e do conhecimento musical

Evento culminou com duas noites de espetáculos no Teatro Municipal de Boa Vista |FOTO: Andrezza Mariot 
 

Um espetáculo incomparável. Assim pode ser resumida a I Mostra de Violoncelos, que aconteceu em duas noites (4 e 5) no Teatro Municipal de Boa Vista, e que foi o ápice de uma semana de aprendizagem e difusão cultural na capital roraimense.

O evento foi uma parceria entre a Viajart Foundation com a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Instituto Boa Vista de Música (IBVM).O primeiro espetáculo aconteceu na sexta-feira (4), com o Concerto da Orquestra Sinfônica do IBVM. Já a segunda noite de apresentações na Sala Roraimeira contou com o Ensamble de Violoncelos, também do IBVM.

A Mostra oportunizou um fantástico intercâmbio entre alunos e instrumentistas qualificados, incluindo a presença de três integrantes da Orquestra Filarmônica do Amazonas: Timóteo Esteves, Eliziel Lourenço e Lucas Amaro.

Além destes, os espetáculos contaram com a regência de Luciano Camargo, professor do Curso de Música da Universidade Federal de Roraima e com a participação especial do violoncelista Franklin Martins, coordenador pedagógico da Mostra, que foi o solista da obra Romance para violoncelo e orquestra de Richard Strauss.

A Mostra oportunizou um fantástico intercâmbio entre alunos e instrumentistas

Completaram o programa a Abertura "O poeta e o camponês", de Franz von Suppé e a célebre 5ª Sinfonia em Dó menor, de Ludwig van Beethoven. De acordo com Luciano Camargo, este foi um evento pioneiro na área de música de concerto em Roraima e representa um marco de um novo momento para as ações de música no Estado.

“Sendo Roraima, até recentemente, carente de professores e instrumentistas de alta performance em música, especialmente na área do violoncelo, a vinda de instrumentistas e participantes de diversos estados torna-se um símbolo do desenvolvimento da música sinfônica no Estado que, aos poucos, vai modelando uma nova geração de jovens músicos, sob a orientação de professores altamente qualificados, imigrados da Venezuela, que há mais de três décadas representa uma das principais referências na formação de instrumentistas de orquestra”, disse o maestro.

Maestro Luciano Camargo: "A vinda de instrumentistas e participantes de diversos estados torna-se um símbolo do desenvolvimento da música sinfônica no Estado"


A musicista Hemilly Thainá foi solista nos espetáculos da mostra. E para ela foi uma das experiências mais marcantes, não apenas pelo impacto que é se apresentar no Teatro Municipal – principal casa de espetáculos do Estado – como também pelo que lhe foi proporcionado. Ela passou treze dias em São Paulo, se preparando para o evento sob a mentoria de Chico Campos, renomado professor de Canto da Universidade de São Paulo (USP).

“Recebi o convite pelo professor Luciano Camargo, com quem já trabalhei em outros projetos, tanto em Roraima quanto em São Paulo. Para mim, essa oportunidade de estar nesse espetáculo me deu, além do prazer de cantar no teatro, também fazer boa música com violoncelistas incríveis, tanto alunos e professores. Cresci bastante em conhecimento, tive aulas desafiadoras. É algo que não dá para dimensionar em palavras”, disse a jovem.

Hemilly Thainá (ao centro): "Foi uma experiência que não dá para dimensionar em palavras"


Além dos espetáculos, a semana foi marcada por atividades gratuitas e abertas a toda a população, como as aulas de câmara, palestras sobre os fundamentos básicos da prática violoncelística, instruções básicas de construção e manutenção de instrumentos musicais (lutheria). Também aconteceram pequenos concertos em abrigos de migrantes venezuelanos, tanto em Boa Vista quanto em Pacaraima.



Postar um comentário

0 Comentários