CAC-RR| Há seis anos, clube compartilha conhecimento sobre o espaço e a ciência em geral

 

O Clube de Astronomia e Ciência tem como objetivo principal oportunizar a todas as pessoas a observação do espaço |FOTO: Divulgação/CAC-RR

No Dia da Astronomia (8 de abril), vamos conhecer um pouco sobre o Clube de Astronomia e Ciência de Roraima (CAC-RR), uma iniciativa fantástica que há seis anos compartilha conhecimento sobre o espaço e outras áreas afins, de forma comunitária.

O clube se iniciou em abril de 2016, para discussões sobre astronomia e tudo que a envolve. E teve como principal motivação um trânsito do planeta mercúrio ao sol. Duas semanas depois, uma página foi criada no Facebook e com isso veio a necessidade de diálogos mais abertos. Assim, foi também criado um grupo no aplicativo WhatsApp.

Hoje, o clube conta com 21 colaboradores e mais de 90 participantes, compostos por apaixonados e curiosos por astronomia, além de físicos e professores na área de astronomia, estudantes e assíduos. E o critério para quem quiser também ingressar é esse: basta ter interesse pela área. Os encontros geralmente acontecem em locais públicos, para que todos tenham acesso, como praças, parques e a Orla Taumanan.

“Algumas empresas já nos convidaram para observações em seus espaços, mas sempre aberto para o público, pois a missão do clube é levar esse conhecimento a qualquer cidadão, seja criança, adulto, idosos, todos com oportunidade de ao menos uma vez, visualizar algo astronômico através das nossas lentes”, explica a diretora administrativa do clube, Karen Fredo.

 


Alguns dos eventos de observação promovidos pelo clube, em Boa Vista

Superluas, eclipes e nebulosas

Desde seu início, o CAC-RR já teve vários eventos observados que foram únicos, desde superluas, elipse solar e lunar, os próprios planetas, chuvas de meteóros, cometas, galáxias, nebulosas, entre outros. “É até dificil dizer um, pois todos são surpreendentes e maravilhosos. Particularmente, gosto das nebulosas, pela diversidade de cores e desenhos”, destacou Karen.

Um dos principais desafios do clube é em torno dos equipamentos, que são individuais de membros da equipe. E adquiri-los não é tarefa das mais fáceis, pois a distância geográfica de Roraima, como é de praxe, acaba por encarecer ainda mais a vinda dos produtos.

Além disso, outro problema envolve a “poluição luminosa” da cidade, o que instiga a equipe buscar lugares mais distantes para observar a maioria dos fenômenos astronômicos com melhor qualidade.



Retorno – Devido a pandemia, o clube esteve sem atividades ao longo desses dois anos. Porém, agora com a flexibilização das atividades, o retorno já está sendo programado, além de outros bons projetos para serem desenvolvidos no Estado.

Quem quiser saber mais sobre o grupo é só acompanhar as atualizações do clube na página no Facebook e no perfil no Instagram: @ cacroraima. O número de contato é o 95 98103-2678. 


Postar um comentário

0 Comentários