Filmes de cineasta roraimense serão exibidos em festival dos EUA

A animação "A Inacreditável história do milho gigante" e o documentário "Cristino Wapichana", ambos dirigidos por Aldenor Pimentel, serão exibidos no Festival de Cinema Latino e Nativo Americano, em New Haven
 

Roraima tem dois filmes entre os selecionados para o Festival de Cinema Latino e Nativoamericano, que vai acontecer entre os dias 21 de abril e 5 de maio, em New Haven, nos Estados Unidos. As obras são: o documentário “Cristino Wapichana” e a animação “A inacreditável história do milho gigante”, ambos dirigidos pelo cineasta Aldenor Pimentel e totalmente produzidos no Estado em 2021.

O videodocumentário roraimense é uma produção independente, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho e o reconhecimento internacional como escritor e o papel do Estado na formação de leitores. O documentário foi selecionado para o Prêmio One Earth, da Índia, e a II Mostra [em]curtas – Mostra Audiovisual Internacional Curta – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Produzido pela Platô Filmes, A inacreditável história do milho gigante é um curta-metragem de cinco minutos. O filme contou com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O cineasta Aldenor Pimentel já conta com seus filmes exibidos em diversos estivais brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, além das exibições on-line


O filme de animação roraimense já conquistou quatro prêmios nacionais e internacionais. O mais importante foi o de melhor animação, na categoria Estudante, no 6º Festival de Cinema Mundial Indiano. Além disso, foi selecionado até agora por 15 festivais brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, além das exibições on-line.

O enredo da animação é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador? 

Colaboração: Aldenor Pimentel

Postar um comentário

0 Comentários