Filmes roraimenses selecionados em festival dos Estados Unidos podem ser assistidos on-line

 

A animação "A Inacreditável história do milho gigante" e o documentário "Cristino Wapichana": ambos são dirigidos por Aldenor Pimentel

Os filmes roraimenses “Cristino Wapichana” e “A inacreditável história do milho gigante” ficarão disponíveis gratuitamente na programação on-line do Festival de Cinema Latino e Nativo Americano até o dia 5 de maio. Para assistir à programação, o internauta precisará fazer um cadastro na plataforma digital Xerb, em: https://xerb.tv/login.


Dirigidos pelo cineasta Aldenor Pimentel, os dois filmes foram totalmente produzidos em Roraima em 2021. O videodocumentário “Cristino Wapichana” está disponível em: https://xerb.tv/virtual-event/lanaff/3149/8/video-info. A animação “A inacreditável história do milho gigante” pode ser assistida neste link: https://xerb.tv/virtual-event/lanaff/3149/24/video-info.


O documentário “Cristino Wapichana” é uma produção independente, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho e o reconhecimento internacional como escritor e o papel do Estado na formação de leitores. O videodocumentário foi selecionado para o Prêmio One Earth, da Índia, e a II Mostra [em]curtas – Mostra Audiovisual Internacional Curta – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Realizado pela produtora Platô Filmes, “A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de animação de cinco minutos. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).


O filme de animação já conquistou quatro prêmios nacionais e internacionais. O mais importante foi o de melhor animação, na categoria Estudante, no 6º Festival de Cinema Mundial Indiano. Além disso, foi selecionado até agora por 15 festivais brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, além das exibições on-line.


O enredo da animação é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Colaboração: Aldenor Pimentel 

Postar um comentário

0 Comentários