ROGÉRIO DUPRAT| Colégio Claretiano promove live sobre maestro influente da “Tropicália”

Ideólogo responsável por um dos poucos manifestos musicais autênticos na América Latina, Duprat utilizou métodos radicais para criar uma nova frente cultural no país |FOTO: Divulgação
 

Sabe o que o que Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e muitos outros têm em comum? Além de dar ‘brasilidade’ à música feita no país nos anos 60 e 70, todos contaram com a mente célebre do maestro Rogério Duprat, principal compositor e arranjador do movimento. E é justamente sua trajetória e influência que serão tema de uma palestra online ministrada nesta terça-feira (3), a partir das 18h (horário local), promovida pelo Colégio Claretiano.

Rogério Duprat teve sua formação ligada a membros da Escola Livre de Música de H. J. Koellreutter, com os quais formou o Grupo Música Nova, tendo sido redator do seu Manifesto, em 1963. Nos anos seguintes, trabalhou com alguns dos principais nomes da música popular dos anos 1960 e 1970 como arranjador. O disco “Tropicália”, de 1968, foi um marco na história da música brasileira, que contava com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes e Nara Leão.

Ideólogo responsável por um dos poucos manifestos musicais autênticos na América Latina, Duprat utilizou métodos radicais para criar uma nova frente cultural no país. O movimento batizado como “Música Nova Brasileira” resgatava os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922 e pretendia “internacionalizar a vanguarda brasileira”. Morreu em 26 de outubro de 206, em São Paulo, de 74 anos, do mal de Alzheimer, no hospital Premier, na zona sul de São Paulo.

A palestra terá como facilitador Prof. Dr. Eduardo Kolody Bay, como forma de aprofundar contextualmente as relações de Duprat não apenas com a Tropicália como também com o movimento música nova e o consumo de música no Brasil, que influenciou e influencia a educação musical no país.

O palestrante possui bacharelado (2006) e licenciatura (2008) em História pela Universidade de Brasília; mestrado (2009) e doutorado (2017) em História pela Universidade de Brasília pesquisando os seguintes temas: Tropicália, Música Popular, Música Nova, Modernismo, Nacionalismo, Identidades, Cultura. Possui Licenciatura em Música pelo Claretiano (2021). Atua também nas áreas de Produção Musical, Música Instrumental, Performance, Arte e Tecnologia, Fotografia e Audiovisual.

Foto da icônica capa do álbum "Tropicália ou Panis Et Circensis", de 1968 


As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do Colégio Claretiano, gratuitamente. Porém, quem quiser receber certificado de participação na palestra, pode investir com o valor de R$ 12,99. O público-alvo são alunos do curso de Licenciatura em Música, História ou qualquer pessoa interessada nos temas propostos.

Com informações da Rede Claretiano

Postar um comentário

0 Comentários