SINFONIA GEEK| Concerto reúne obras celebradas da cultura pop mundial

O espetáculo foi alusivo a duas datas especiais no mês de maio, o Star Wars Day (4) e o Dia do Orgulho Nerd (25)
 

SupermanJurassic Park, E.T – o Extraterrestre, Harry Potter e a icônica saga Star Wars foram alguns dos principais símbolos da chamada cultura pop mundial, celebrados na noite desta quinta-feira, 5, no Teatro Municipal de Boa Vista, por meio do espetáculo Sinfonia Geek. O concerto, que reuniu mais de mil pessoas na sala Roraimeira, faz parte do projeto Ciclo das Quintas, promovido pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em parceria com a prefeitura. 

A proposta do espetáculo foi reunir principalmente aqueles que amam filmes, séries, quadrinhos, desenhos animados, animes, mangás e tudo relacionado ao mundo geek ou nerd. Por isso, temas de games, como Mortal Kombat e Super Mario Bros, dos animes japoneses Cavaleiros do Zodíaco (Saint-Seiya) e Naruto, e da série clássica de ficção científica Star Trek, também estiveram no repertório. 

Além disso, o concerto mostrou toda a genialidade de grandes nomes como: John Williams, autor de temas das franquias Star Wars, Jurassic Park, Harry Potter. Todas as obras foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica do IBVM, que tem se tornado referência no Estado, por sua qualidade e capacidade de atender desde a chamada música erudita, até obras populares. 

“O instituto sempre busca atender a todos os públicos. E este concerto foi uma continuidade de um espetáculo anterior, o Cinema Sinfônico, que foi muito elogiado e as pessoas pediram mais. E então, nós aproveitamos que o mês de maio em duas datas especiais para o público geek, que é o Star Wars Day, dia 4 e o Dia do Orgulho Nerd, que será no dia 25, para atender a esse público de forma especial. Fazemos música para todos”, disse o maestro e diretor artístico do IBVM, Beany Cabrera. 

Os estudantes de Música da Universidade Federal de Roraima, Itallo Raphael, Magnácia Sabóia e Thalyta Franco, foram ao concerto e se encantaram com cada obra apresentada. “Foi incrível. É o segundo espetáculo que estou assistindo. E Star Wars é minha saga favorita. Sempre que tenho a oportunidade de ouvir a trilha sonora, não tem como não ficar emocionada”, disse Thalyta. 

Magnácia elogiou também a performance dos instrumentistas da orquestra do IBVM. “Como estudante do Curso de Licenciatura em Música, fiquei muito feliz em ver meus colegas no palco, apresentando esse concerto maravilhoso. Isso me inspira muito a continuar no meio musical”. 

Por sua vez, Itallo destacou que são poucas iniciativas em Roraima, no campo da música, direcionados ao público geek. “Há muitos projetos voltado à música erudita, mas esse lado nerd é bem esquecido. Então é bom que se traga esse tipo de conteúdo para que as pessoas saibam que dentro desse segmento há muita coisa boa. Exemplo desse espetáculo, que foi memorável”.

Itallo Raphael e Magnácia Sabóia, estudante de Música da UFRR, se encantaram com cada obra apresentada no concerto
 

O projeto – O Ciclo das Quintas acontece sempre na primeira e na última quinta-feira de cada mês, no Teatro Municipal. É um projeto que visa fomentar a arte musical no Estado, através de concertos voltados a todos os públicos. Não apenas com obras clássicas, mas também populares. Por isso, também são promovidos os concertos temáticos, como o Cinema Sinfônico e a Sinfonia Geek. Mas também já houve tributos a grandes nomes da música brasileira, como Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, banda Roupa Nova e, mais recentemente, Roberto Carlos.

Veja mais como foi o evento:

Fotos: Fabiane Barros














Postar um comentário

0 Comentários