São João do Anauá começa nesta sexta-feira (24)

 

Evento retorna também de forma presencial após dois anos de pandemia |FOTO: Secom/RR


O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (22), durante solenidade no Palácio Senador Hélio Campos, a programação oficial do São João do Anauá, após dois anos de pandemia. O evento vai acontecer entre os dias 24 de junho a 1º de julho, no Parque Anauá.  

Com o tema “A Alegria está de volta”, o arraial contará com oito atrações nacionais. Entre os artistas anunciados está o cantor Regis Danese, a dupla Marcos e Mancine, Japinha do Conde do Forró, Brunna Bernardy, Humberto e Ronaldo, João Neto e Frederico, Tierry e Banda Capital Do Sol.

Além disso, completarão a programação mais 100 atrações locais, apresentação de 28 quadrilhas juninas, espaço kids e comidas típicas do período junino.  Para receber o público, a estrutura no Parque Anauá contará com cinco palcos montados em locais diferentes para as apresentações simultâneas.

"Serão oito dias de São João do Anauá e contará com a presença de oito atrações nacionais e também mais de 100 atrações locais. Efetuamos o repasse de R$ 1 milhão para os 28 grupos e teremos R$ 100 mil em premiação para as melhores quadrilhas juninas. Além do mais, nós teremos mais de 300 barracas de ambulantes e comerciantes vendendo comidas típicas e bebidas dentro do Parque Anauá. Será um momento muito importante para a valorização da quadrilha, das tradições, dos festejos, e acima de tudo é a valorização da cultura do Estado de Roraima ", disse o governador Antônio Denarium.

O presidente da Federação Roraimense das Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz, destacou a importância dos repasses feitos pelo Governo de Roraima para apoiar as quadrilhas que irão participar do grandioso São João do Anauá.

“Depois de dois anos parados, esse recurso é muito importante, pois precisávamos retomar nossos trabalhos. É um incentivo muito grande do Governo, que nos dá essa força no momento que estamos precisando. A população pode esperar muita garra, muita determinação. É a euforia do quadrilheiro no tablado”, informou. 

Para o secretário de Cultura e Turismo, Sherisson de Oliveira, o São João do Anauá será um dos maiores de todos os tempos, considerando toda estrutura e organização. Segundo ele, a expectativa é que o evento atraia mais de 400 mil pessoas ao longo dos oito dias. 

“Foram dois anos de pandemia, e agora estamos retomando com o São João do Anauá. Foram meses de planejamento junto aos grupos para concluirmos esse processo, a começar pela premiação das quadrilhas e o número de pessoas para realização. Então, esse evento está sendo feito a quatro mãos e convido às famílias a irem prestigiar as atrações e assim fomentar a economia local e toda cadeia cultural”, disse Oliveira. 

Estrutura da festa está sendo montada

A estrutura do São João do Anauá - A Alegria Está de Volta está sendo montada no Parque Anauá. O trabalho de organização do espaço físico inclui a instalação de cinco palcos, “Meu Pé de Serra”, “Arena Junina”, “Mistura Junina”, “Brincadeira de São João” e a novidade que é o palco “São João 360”, com quatro frentes para a apresentação das bandas nacionais.

Segundo o diretor de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, Enos Almeida, o São João do Anauá tem a proposta de fomentar a economia com a geração de 300 empregos diretos e 1.200 indiretos, além de fortalecer a cultura roraimense com espaço para mais de 100 atrações musicais, incluindo bandas locais e nacionais e ainda grupos folclóricos.

E nos ressaltou que a logística de trabalho inclui primeiro a montagem dos palcos, e das barracas que este ano serão 200 padronizadas, além de 70 ambulantes que atuarão de forma rotativa, 20 espaços para exposição de comércio de bijuterias, 30 espaços para brinquedos. Na sequência as equipes seguirão para a montagem da estrutura onde funcionarão quatro restaurantes, 20 circuitos de alimentação, 10 espaços de artesanato e dois parques de diversão.

Com informações do Governo do Estado

Postar um comentário

0 Comentários