Evento contou com 160 crianças e adolescentes, que encerraram o primeiro ano do Curso de Balé do teatro |
A noite desta quinta-feira (15), foi marcada por uma comemoração dupla, onde foram celebrados os cinco anos de criação do Teatro Municipal de Boa Vista e o encerramento do Curso de Balé no palco da Sala Roraimeira, onde 160 alunas apresentaram belas performances de dança que foram do estilo clássico ao popular.
O curso contemplou participantes entre 5 e 17 anos, que desde janeiro vieram se aprofundando nos conhecimentos a respeito de técnica, dinâmica, postura, disciplina, entre outros elementos que ficaram evidentes no espetáculo. No programa, obras de Antônio Vivaldi, temas de filmes como “Encanto” e “Pequena Sereia” (Disney).
“A arte é, com certeza, transformadora. E eu me sinto, além de tudo, orgulhosa pelas meninas estarem representando o balé e a arte aqui nesses cinco anos que o teatro está fazendo. É um orgulho em dobro. E ver a felicidade e o aprendizado de cada uma no palco, que em janeiro não tinham contato nenhum com a dança e agora ver elas dançando, para uma plateia cerca de mil pessoas é algo maravilhoso”, afirmou Aila Gama, professora do Curso de Balé.
A pequena Maria Luíza, de 10 anos, disse que sempre se interessou pela dança. E fazer parte da primeira turma do Curso de Balé tem sido uma grande experiência para ela, que quer ser bailarina profissional e se apresentar em muitos outros espetáculos. “Estou gostando muito e aprendendo bastante. Fiz ótimas amizades. É muito ‘top’. Quero aprender mais e me apresentar bastante”, disse.
Aila Gama, professora de balé com uma de suas alunas: "A arte é transformadora" |
Maria Luíza (centro): "Quero aprender mais e me apresentar bastante por aí" |
Histórico – Para o diretor artístico do Teatro Municipal de Boa Vista, o encerramento do primeiro curso de balé da casa representa não apenas um ganho para as alunas, mas também um marco histórico para a cultura de Roraima, uma vez que a meta é formar um corpo cênico para o teatro e as meninas estão dando os primeiros passos em direção a isso.
Estamos felizes com essa primeira geração de bailarinas formadas pelo teatro. Então, estamos pegando essas crianças de cinco a 17 anos para uma experiência no palco, ensinando as técnicas de dança, que além da formação para a vida toda, também nos vai retornar com uma qualidade de apresentação. E isso vai ser muito bom. É algo histórico, uma semente plantada de algo que será grande”, explicou.
Algumas imagens do espetáculo:
0 Comentários