MELHOR FOTOGRAFIA| “Ventos de Verão” é premiado em Festival de Santa Cantarina

 

Embora ficcional, a história do filme aborda questões pertinentes no que diz respeito aos sentimentos humanos ante ao amor, suas perdas e recordações |FOTO: Biosphere Records

O curta “Ventos de Verão” conquistou neste domingo (8) o prêmio de “Melhor Fotografia” na 6ª edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul – SC. O filme conta com direção de Alex Pizano, produção da Biosphere Records Audiovisual e direção de fotografia de Adriana Duarte Bencomo.

Para o diretor Alex Pizano, o cinema roraimense passa por uma mudança de cenário extremamente positiva. Isso tem ficado claro nos últimos anos, com o nascimento de novas produções extremamente competentes de gêneros diversos, sendo muitas ganhando destaques dentro e fora do estado.

“Os desafios ainda são muitos. Entre elas está o apoio financeiro, as políticas públicas de fomento e a importante formação de público local, que ainda é bastante tímida em relação ao que se produz em Roraima. No entanto, espaços e premiações como esta que conquistamos ajudam muito a fortalecer o segmento audiovisual local, além de estimular a vontade de produzir ainda mais”, destacou.

Alex Pizano, diretor da obra: "Premiações como esta que conquistamos ajudam muito a fortalecer o segmento audiovisual local" |FOTO: Biosphere Records


Este é o terceiro prêmio de "fotografia cinematográfica" que Alex ganha em parceria com Adriana, sendo o primeiro no ano 2022, em Paris, com o curta “Palasito”. O segundo foi no ano passado, com "Palasito", pelo mesmo festival de Santa Catarina. Para ela, esta premiação é motivo de orgulho, pois contribui para maior visibilidade da produção cinematográfica em Roraima.

"Fazemos filmes com muitas dificuldades aqui no norte e, para mim, que sou mulher e migrante, é ainda mais difícil. No entanto, tive a oportunidade de conhecer Alex Pizano e a produtora Biosphere Records, além de muitas outras pessoas que acreditam que o importante é fazer cinema, independentemente de qualquer condição ou dificuldade. E aqui estamos nós, trabalhando com amor e paixão pelo que amamos. Alex é um visionário, tem muita clareza sobre o que quer e isso é, sem dúvida, o que faz com que os filmes dos quais participei com ele tenham uma fotografia incrível, a visão dele", disse a cineasta. 

O filme também participou de outros festivais, como: THE LIFT-OFF FILMMAKER SESSIONS" 2023, no Reino Unido; Festival de Cinema de Vassouras 2023, no vale do Café/ Rio de Janeiro; Festival Guarnicê De Cinema em São Luís no Maranhão; 6º Mostra Sesc de Cinema e 7º Festival Curta Canedo em Góias.

Adriana Duarte Becomo assina a direção de fotografia do filme, o que lhe garantiu três prêmios de "Melhor Fotografia" em parceria com Pizano |FOTO: Biosphere Records


O filme – Verão de 1903 em Roraima, após anos ausente de sua terra natal, Ester, retorna a seu antigo lar, para recordar memórias de um passado, da qual ela gostaria de não ter deixado para trás. Um encontro que pode revelar muito mais do que os olhos podem ver.

Embora ficcional, a história do filme aborda questões pertinentes no que diz respeito aos sentimentos humanos ante ao amor, suas perdas e recordações que todos carregamos no decorrer de toda nossa vida. A obra possui uma atmosfera contemplativa e poética de forma bastante imagética, colocando na força e beleza das imagens sua base narrativa.

A produção contou com equipe técnica e equipamentos cinematográficos encabeçadas pela Biosphere Records Audiovisual. Conta ainda com trilha sonora original composta por Cláudio Lavor, que também assina a produção executiva. O projeto cinematográfico foi materializado por meio da Lei Emergencial de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.

ASSISTA AO TRAILER AQUI

____________________




Ficha técnica

Produção/Realização: Biosphere Records Audiovisual

Direção e Roteiro: Alex Pizano

Produção Executiva: Cláudio Lavôr

Elenco: Iná Bastet, Gustavo Andrade,

Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo

Assistente de Direção de Fotografia: Valmik Mota

Maquiagem: Beth Makes

Figurino: Alex Pizano

Continuísta: Lucy Ferraz

Produção de Set: Lucy Ferraz

1º Assistente de Produção: Michel Nascimento

2º Assistente de Produção: Fagner Chaves,

Fotos Still: Valmique Grandez e Marcio Lavôr

Making Of: Valmique Grandez

Design de Produção: Alex Pizano e Cláudio Lavôr

Som direto: Cláudio Lavôr

Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr

Edição, Finalização: Alex Pizano

Postar um comentário

0 Comentários