Roraima é destaque no Prêmio Nacional do Turismo em 2023

O Projeto das Rotas Amazônicas Integradas (RAI)e o Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima concorrem ao prêmio |FOTO: Secom/RR



Duas propostas apresentadas pelo Departamento de Turismo de Roraima (DETUR) da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) estão concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2023: O turismo transformando vidas, promovido pelo Ministério do Turismo.

O prêmio é uma ação de reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Uma das iniciativas que estão no páreo é o Projeto das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), criada em 2021 para unificar as ações de divulgação dos produtos turísticos dos sete estados da Região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), na categoria Promoção e Marketing no Turismo.

Outra iniciativa em destaque é o Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima, em atividade desde o ano de 2019, que contempla o apoio às comunidades para a recepção de visitantes que procuram vivenciar as experiências propostas pelo etnoturismo em terras indígenas por meio da imersão no seu dia a dia. A ação concorre na categoria Governança e Gestão do Turismo.

Para o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, as duas iniciativas são exitosas por permitirem promover a imagem turística dos estados da região norte e de Roraima em especial, que tem sido protagonista no apoio ao etnoturismo.

“Para nós são as melhores iniciativas em turismo sustentável de todo o Brasil em suas categorias, e para o Governo de Roraima já é uma vitória, pois oferecemos ao país novas formas de pensar e desenvolver o turismo, de forma inteligente e em convergência com diversos parceiros”, disse o diretor.

Segundo o diretor, o Turismo ainda tem muito a contribuir para o crescimento econômico e no desenvolvimento sustentável do estado de Roraima, apresentando os resultados dos esforços e da sinergia que tem envolvido os parceiros, em nível local e regional, juntos pelo objetivo de desenvolver o turismo que gera renda, oportunidades e condições de trabalho para homens e mulheres.

A próxima fase do Prêmio Nacional do Turismo é ainda mais importante, pois será aberta uma votação popular para definição dos ganhadores, que terá início entre os dias 20/11/2023 e 01/12/2023, aberta por meio de um sistema de votação. O resultado definitivo dos finalistas será divulgado em 17/12/2023, durante o Salão Nacional do Turismo, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha.

Por Jacildo Bezerra - DETUR/SECULT

Postar um comentário

0 Comentários