É RECORDE! - A Maior Paçoca do Mundo agora está no Guinness Book

Juiza do Guinness World Records faz o registro da pesagem da iguaria: mais de 1 tonelada de uma das preciosidades gastronômicas do Estado



Com 2.800 kg de carne bovina, 520 kg de farinha de mandioca, 170 kg de cebola e 42 kg de manteiga chegou-se a Maior Paçoca do Mundo na edição 2024 do Boa Vista Junina. O resultado: 1.356,5 kg da iguaria tão apreciada pelos roraimenses e que finalmente foi registrada no Guinness World Records, o Livro dos Recordes com o título da Maior Paçoca de Carne do Planeta. E ainda foi servida com  1.400 kg de banana para mais de 20 mil pessoas na noite desta sexta-feira (7).

O título era esperado desde 2015, quando a Maior Paçoca foi lançada pelo município na comemoração dos 15 anos do arraial. Na ocasião, a iguaria pesou 500 kg, mas serviu muita gente e tornou-se uma das principais atrações do evento. As filas quilométricas de pessoas querendo prová-la, a cada edição, deixam isso bem claro. 

"É uma satisfação muito grande, além de ser um desafio. Por mais que façamos aquisição da quantidade exata do material e insumos, não sabemos o resultado da pesagem final. Quebramos mais um recorde e podemos dizer oficialmente que Boa Vista tem a Maior Paçoca do Mundo”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Entrega do certificado do Guinness ao prefeito Arthur Henrique


Para que o recorde fosse devidamente registrado, uma equipe do Guinness esteve em Roraima, acompanhando todo o processo, desde a preparação até a pesagem e distribuição da paçoca na festa. O Guinness determinou critérios, como o evento deve ocorrer em local público ou em local aberto à fiscalização pública. Além disso, o recorde seria medido em quilogramas (kg) com aproximação de 0,001 kg, com o equivalente também dado em libras (lb) e onças (oz), em termos métricos e imperiais. 

Desde 2015, a Maior Paçoca do Mundo tem se tornado uma atração do Boa Vista Junina


Outro critério exigido é que fosse informada a quantidade de pessoas que fizeram o prato, bem como a quantidade de horas gastas no preparo e no cozimento. Bom, cerca de 15 profissionais se dedicaram ao preparado da iguaria, sendo uma equipe liderada por um chef e uma nutricionista, seguindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária. Foram necessárias cerca de 40 horas, divididas em cinco dias para o preparado, que passou por um forno a lenha com madeira de reflorestamento.

“Agora é oficial! A Maior Paçoca de Boa Vista é reconhecida por todo o mundo. É um prazer e uma honra acompanhar todo esse processo, pois é um trabalho bonito de se ver, principalmente, por ser algo da comunidade e da cultura popular. Fica mais conhecido mundialmente, o que também auxilia no turismo da cidade, e que toda a sociedade possa ter bons frutos dessa conquista”, declarou a juíza do Guinness World Records, Camila Borenstain.

Filas quilométricas para provar a Maior Paçoca do Mundo

Abaixo, a "evolução" da Paçoca ao longo dos anos:

  • 1ª edição (2015) – 500 kg
  • 2ª edição (2016) – 775 kg
  • 3ª edição (2017) – 856 kg
  •  4ª edição (2018) – 1.023 kg
  • 5ª edição (2019) – 1.050 kg
  • 6ª edição (2022) – 1.131 kg
  • 7ª edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg
  • 8ª edição (2023) – 1 tonelada e 356,5 kg








Postar um comentário

0 Comentários