"ACORDES DE RORAIMA"| Guitarrista roraimense lança clipe exaltando a cultura e as belezas naturais do Estado

Sandro Duarte fez releitura de duas canções clássicas do movimento Roraimeira - "Cidede do Campo" e "Makunaimando" |FOTO: Divulgação/RD Filmes



Com muito virtuosismo, técnica e uma paixão por sua terra, o músico roraimense Sandro Duarte acaba de lançar nas redes sociais o videoclipe “Acordes de Roraima – Histórias Entrelaçadas pelas Melodias da Guitarra Elétrica”, onde apresenta uma versão instrumental para guitarra de duas importantes obras musicais do movimento Roraimeira — “Cidade do Campo” (Eliakin Rufino/Armando de Paula) e “Makunaimando” (Neuber Uchôa/Zeca Preto), com belas imagens destacando as belezas naturais de Boa Vista e do Estado.

Através da linguagem expressiva da guitarra elétrica, o videoclipe propõe uma viagem sensorial por cenários emblemáticos do Estado, exaltando a sua identidade amazônica e sua diversidade estética. E a escolha das músicas foi determinante para o projeto, uma vez que para o músico, o movimento Roraimeira representa fielmente a cultura nortista, por meio de linguagens artísticas como a música e a poesia.

“Este projeto foi desafiador. Fazer esta adaptação foi uma ideia que tive visão fazer uma fusão de públicos diferentes, sem perder a essência das canções. Geralmente a guitarra ‘fala’ muito no rock ́n roll. Então, queria fazer algo que fosse cantante ao público comum e que encantasse tanto a músicos quanto não músicos”, comentou.

A produção

Primeiramente, Sandro produziu a ideia central do que seria a música (guia), que daria todo corpo da canção. Por sugestão do produtor e amigo Victor Salas, foi adotado um estilo chamado “guaico”, predominante na Venezuela, bem parecido com a estética “roraimeira” (que também se origina de gêneros latinos). Além disso, o músico se inspirou em trabalhos de bandas como Angra, que mescla o heavy metal aos ritmos brasileiros. “Foi com essa proposta que juntei maracatu ao guaico”, conta.

O produtor Aglysen Morales Gonzalez foi quem assumiu a produção. Após uma série de reuniões para refinar a proposta do clipe, Sandro e toda equipe foram a campo, para a captação das imagens feitas por drones, de pontos específicos de Boa Vista. Entre eles, destacam-se: Mirante Edileusa Lóz (Parque do Rio Branco), Portal do Milênio, Praça do Centro Cívico, Monumento aos Garimpeiros, além de takes na região do Monte Cristo. 

Para o videoclipe, foram feitos takes de vários pontos turísticos da capital |FOTO: Arquivo Pessoal


O resultado pode ser conferido em seu canal no YouTube e nas redes sociais. Vale destacar que o videoclipe foi um projeto contemplado pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo.

De malas prontas

O guitarrista integrou por quatro anos projetos do Instituto Boa Vista de Música (IBVM): "Sou muito grato por tudo o que aprendi ali" |FOTO: Giovani Oliveira


Durante quatro anos, Sandro integrou o time de instrumentistas do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), onde foi guitarrista de diversos projetos, inclusive a Banda Realce. Para ele, foi uma experiência sem igual, de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Ele começou na “Orquestra de Violões”, ainda criança, e aos poucos, foi ampliando sua atuação. Inclusive, participou de diversas edições do Natal da Paz.

“Trabalhar no IBVM foi a realização de um sonho de criança. Tive contato com músicos extraordinários. Uma imersão como essa me trouxe muita bagagem e muito aprendizado. Neste período, foram muitos espetáculos com a Realce, Banda Municipal, Big Band e outros projetos. Sou eternamente grato pelo tempo em que estive nessa tão importante instituição”, conta.

Agora, Sandro se prepara para alçar voos ainda maiores, mundo à fora. “Tenho alguns lugares em mente para ir, como uma oportunidade de estudos para ampliar ainda mais a minha carreira musical, absorver novas culturas e estudar outras coisas, além da música. Sou apaixonado pelo meu instrumento. Levo minha música com paixão. Lembro-me do meu eu de 6 anos, se imaginando a tocar guitarra com um palitó branco e refletores sobre mim (risos). Hoje posso dizer que ja realizei muita coisa do meu eu do passado. E muito mais quero fazer”.


Acordes de Roraima – Histórias Entrelaçadas pelas Melodias da Guitarra Elétrica

Realização: Sandro Duarte - @sandroduartegtr
Arranjo & guitarras: Sandro Duarte - @sandroduartegtr
Direção de imagem & edição: Rafael Diniz - @rdfilmefoto Produção musical: Aglysen Morales González - @aglysenmusic Operação Drone: Steven Salas - @salas_foto

Confira imagens da produção:






Postar um comentário

0 Comentários