![]() |
A partir do dia 10 de setembro, interessados poderão inscrever poemas e contos |FOTO: Carla Wickert |
Alunos de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Roraima poderão se inscrever gratuitamente no Concurso Literário Palavradeiros 2025 a partir de quarta-feira, 10 de setembro. Esta edição do concurso literário homenageia a escritora makuxi e fundadora da Wei Editora, Sony Ferseck. Serão três categorias: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.
O tema do concurso é livre. Nas categorias Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, serão aceitos poemas. Na categoria Ensino Médio, os alunos poderão inscrever poemas e contos. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar. Como prêmio, os três primeiros colocados receberão um kit de livros. As escolas finalistas também receberão kit de livros como premiação. Outras informações podem ser encontradas no regulamento, disponível na internet: https://arteleituras.blogspot.com/2025/09/regulamento-concurso-literario.html.
Com o objetivo de incentivar e difundir a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense, o concurso ocorre desde 2016 pelo Espaço de Leitura Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia. O Concurso Literário Palavradeiros é uma das ações que integram o projeto do representante do Espaço Cultural Harmonia, Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).
O Espaço de Leitura Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia, criado em 2015. O Espaço Harmonia fica no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos e o Salão das Artes. Na área da literatura, o espaço cultural promoveu, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.
Por Aldenor Pimentel
0 Comentários