![]() |
| A obra traz crônicas que mergulham nas experiências cotidianas do autor, permeadas por humor e uma sensibilidade tocante |FOTO: Mayla Brito |
Com histórias de seu cotidiano, envoltas com muito bom humor, “Entre Prosas e Risos” é o mais novo livro de Willy Rilke, com lançamento marcado para esta sexta-feira (24), na Academia Roraimense de Letras, a partir das 18h. A obra traz crônicas que mergulham nas experiências cotidianas do autor, permeadas por humor e uma sensibilidade tocante.
De forma independente, “Entre Prosas e Risos” oferece um mosaico de situações hilárias e emocionantes, que vão desde as lembranças da infância no interior de Goiás até a vida adulta em Roraima, a "Terra de Makunaima".
As crônicas retratam, com leveza e comicidade, situações nas quais o leitor é convidado a compartilhar momentos como as dinâmicas familiares do autor com suas filhas, esposa, alguns parentes e amigos, sua infância no interior, o seu primeiro beijo, as peripécias de suas filhas, uma passagem peculiar pela vida militar, as viagens pelo Brasil e pela Venezuela e muitas outras vivências.
Além disso, traz um capítulo singular e inusitado, abordando situações fisiológicas embaraçosas, narradas com um humor que certamente gerará identificação e risos. A obra culmina em um tom mais reflexivo, com melodramas do cotidiano e uma homenagem emocionante ao avô do autor, figura marcante em sua trajetória.
“São histórias que, com certeza, podem contribuir para que outras pessoas venham a escrever. Pois, mostro com uma linguagem simples e divertida que quase qualquer ato da vida cotidiana pode ser escrito, e acima de tudo com humor”, explicou o escritor.
O autor conta que a paixão pela literatura vem desde a infâncias, a partir de suas leituras. “Meu pai é formado em letras e mantinha uma biblioteca em casa com mais de 500 livros e nos incentivava a ler. Eu escrevo crônicas há uns 18 anos e poesia há uns 7 anos, quando percebi que minhas crônicas tinham um ’q’ de poesia”, ressaltou.
Rilke é autor do livro “Poemas, poemetos e outros rabiscos poéticos” (agosto/2024), disponível como e-book na Amazon e físico pelo Instagram do autor.
Esse apego às letras e à arte influenciou também as filhas. A mais velha, Yasmin, é violinista e a mais nova, Emily, é artista plástica e membro da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA), assim como o pai. Em seu perfil no Instagram, o escritor e suas filhas fazem análises divertidas sobre livros de outros escritores roraimenses.
Após “Entre Prosas e Risos”, o escritor já programa para o início do ano que vem um livro de poesias “apimentadas”, direcionadas ao público adulto. “Não que tenha imoralidade ou ‘palavrões’. E sim, porque o contexto será com uma carga de sexualidade mais sensível, uma coisa mais erotizada”, comentou.
Também trabalha nos segundo volume de “Poemas, poemetos e outros rabiscos poéticos” e também de “Entre prosas e risos”. “Os três livros em andamento já estão com mais 80% dos trabalhos concluídos”, finalizou.
- Para saber mais sobre este e outros trabalhos do autor, além de adquirir seus livros, basta seguir o perfil no Instagran: @w.rilke.
Mais sobre o autor — Membro da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA), nasceu em outubro de 1972 em Brasília. É graduado em Direito pela Unianhanguera e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela PUC Goiás. Atuou como 3º sargento na PMGO de 1998 a 2002, exerceu a advocacia de 2002 a 2007, e, desde então, é servidor público do TJRR, onde atua com assessoria jurídica há 13 anos. Além disso, é cristão e músico da Congregação Cristã no Brasil (CCB), onde toca sax. É ciclista, casado com Suenya e pai de Yasmim e Emilly.



0 Comentários