“CLARICES”| Performance teatral coletiva será lançada nesta sexta-feira (10) na TV e no Youtube

 

A proposta é unir a essência do teatro às novas mídias, onde o espectador “entra” na casa de cada intérprete e desenvolve uma intimidade com suas histórias e dilemas |FOTO: Platô Filmes

Como forma de enaltecer e manter sempre viva a obra da incrível Clarice Lispector, será lançada nesta sexta-feira (10) a performance coletiva “Clarices”, projeto idealizado pela atriz e professora Kaline Barroso, em transmissão a partir das 13h30 pela TV Cultura – Programa Reportagens e pelo Youtube.

A performance envolve cinco atrizes que interpretam cinco poemas da escritora, que refletem sobre amor, família, desigualdade social e criação. A proposta é unir a essência do teatro às novas mídias, onde o espectador “entra” na casa de cada intérprete e desenvolve uma intimidade com suas histórias e dilemas.

O projeto foi desenvolvido no ano passado, pensando como forma de evocar o momento vivido no contexto da pandemia, onde todas as atividades estavam restritas como medida sanitária. A abordagem ousada e instigante foi resultado de um árduo trabalho envolto em grandes sentimentos e aspirações por dias melhores.

“Clarice Lispector comemora cem anos de nascimento no turbulento ano de 2020. E cem anos depois de seu nascimento, ela continua ecoando em nosso presente, em nossos ouvidos, aquilo que ela viveu até o seu último 'sopro de vida': a possibilidade de nos entendermos, de entendermos o mundo contraditório que habitamos, para, transformados, transformarmos nossa realidade”, diz Kaline.

As cenas foram filmadas pela Platô Filmes, tendo como locação a Casa Petita Brasil, um dos principais prédios históricos de Boa Vista e que capturou a essência da dramaticidade de Clarice, o que obviamente elevou a inspiração artistas em suas atuações.

Kaline Barroso (ao centro): “É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito"


Vale ressaltar que a proposta com a performance é também democratizar e ampliar o acesso e o alcance das artes cênicas e por isso o conteúdo cultural será transmitido pela TV Cultura RR, sendo também disponibilizado em plataformas online.

“É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito. Nossa intenção é realizar um projeto o mais acessível possível. Por esse motivo, contaremos com o recurso de legenda no vídeo para pessoas com deficiência auditiva”, destaca a diretora.

Confira os bastidores da produção:










 Fotos: Platô Filmes


Estreia de “Clarices”

Data: 10 de dezembro (Sexta-feira)

Horário: 13h30

Transmissão: TV Cultura Canal 20.1 – Programa Reportagens e no canal do Criart Teatral no Youtube.

 

FICHA TECNICA

Roteiro e direção de elenco

Kaline Barroso

 

Elenco (por ordem de entrada)

Julia Branco – “Se eu fosse eu”

Fabiana Stefnne – “E eis"

Augusta Pacheco – “Conversa puxa conversa à toa"

Kamylly Lima – “Saudade"

Nathana Lindey – “Dá-me tua mão”

 

Produção

Karen Barroso

 

Card de divulgação

Sulivan Barros

 

Captação de imagens

Platô Filmes

 

Direção Audiovisual

Thiago Briglia

 

Produção audiovisual

Logo da platô

 

Música

Pelo tempo que durar (Adriana Calcanhoto e Marisa Monte)

 

Gravação música

LL Estúdio

 

 

Agradecimentos

 

Petita Brasil

Yana Jay Brasil B. Costa

Kastorijane Oliveira

 

Apoio cultural

TV Cultura

Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

Governo de Roraima

Governo Federal

TV Cultura

Postar um comentário

0 Comentários