Emoção marca início das aulas do Curso de Ballet e da Oficina de Teatro

 

As atividades acontecem no Teatro Municipal de Boa Vista, envolvendo 150 alunos em ambas as modalidades |FOTO: Leo Costa

Um mundo novo e cheio de possibilidades! Assim se resume o início das aulas do Curso de Ballet Infantojuvenil e da Oficina de Teatro para Adultos, ocorridas nesta semana no Teatro Municipal de Boa Vista. 

Foram abertas mais de 150 vagas gratuitas, para ambas as capacitações, que acontecem por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). 

“Sabemos da importância das artes na formação e desenvolvimento de uma sociedade mais crítica e inteligente. Oferecer para as pessoas essa oportunidade de acesso cultural é nossa obrigação como gestão municipal”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.  

BALLET INFANTOJUVENIL – O curso, que ofertou um total de 135 vagas atende a categoria ‘infantil’ (de 5 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos). Os integrantes foram divididos em nove turmas, em horários tanto da manhã, quanto da tarde. 

Cristiane Medeiros é mãe da pequena Maria Alice e afirmou que, antes mesmo de começar as aulas, a filha sempre sonhou em fazer ballet. “Ela muitas vezes fazia alguns passos e nunca tinha nem participado de uma aula. Ficou totalmente empolgada com a notícia que faria o curso. E para mim, como mãe, é só orgulho e emoção”, contou. 

Helenice Barreto, mãe da Helena, agradeceu a oportunidade. “Ela sempre quis fazer ballet, mas nunca tive condições de colocá-la em uma aula particular. Acho que pode contribuir muito para o desenvolvimento corporal dela, disciplina e obediência”, falou. 

O curso de ballet conta com um total de 135 alunoes, entre as categorias ‘infantil’ (de 5 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos) |FOTO: Leo Costa


A professora do curso, Aila Gama, listou diversos benefícios do ballet na vida dos praticantes. “Mais que a beleza dos movimentos, o ballet proporciona desinibição, autoestima, postura, flexibilidade, mobilidade corporal, agregando em vários pontos da vida pessoal”, explicou. 

Para o curso, não será oferecida certificação. Porém, os conhecimentos adquiridos em aula serão colocados em prática em duas apresentações, sendo que uma acontecerá no meio do ano e outra, no fim.

 

TEATRO PARA ADULTOS – Para essa oficina, que terá duração de 48h, foram oferecidas 30 vagas. Uma das turmas terá aulas todas as segundas e quartas-feiras e a outra, todas as terças e quintas. 

Os participantes trabalharão improvisações livres, criação de dramaturgia, construção de personagem e produção de cena. Por se tratar de uma oficina de iniciação teatral, a ideia é promover, com o auxílio de dinâmicas, apresentações no palco em curto espaço de tempo. 

Oficina de Teatro, ministrada pelo professor Marcelo Peres |FOTO: Andrezza Mariot


“A ideia é que a partir das técnicas e jogos teatrais eles possam potencializar a capacidade de expressão, independente de ter ou não experiência. Nesse momento delicado de pandemia, em que as pessoas estão muito fechadas, sentimos que a necessidade de se manifestar está cada vez mais presente e nada melhor que o teatro para proporcionar isso”, disse o professor Marcelo Peres. 

Eli Araújo, uma das participantes, destacou a relevância da inciativa. “Por estar envolvida nas artes desde muito tempo sei das transformações que a cultura pode proporcionar na vida das pessoas e facilitar esse acesso é fundamental, já que na maioria das vezes isso só é possível, pagando”, disse. 

Eli Araújo:  “Por estar envolvida nas artes desde muito tempo sei das transformações que a cultura pode proporcionar na vida das pessoas" |FOTO: Andrezza Mariot


Arthur Rosa vem de uma família de artistas e falou sobre sua primeira impressão da oficina. “Nossa cidade é cheia de grandes talentos e um projeto aberto a toda sociedade facilita essas descobertas. Só nessa primeira aula já percebi que a oficina é de qualidade, que existe um profissionalismo muito grande. Gostei de sentir a energia das pessoas em quererem, de fato, fazer teatro”, falou.

 

Com informações da Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

0 Comentários