Jaider Esbell é destaque no prêmio Melhores do Ano de 2021 nas Artes

 

Jaider Esbell morreu no dia 2 de novembro do ano passado e foi um artista que se consolidou nos últimos anos como uma das figuras centrais da arte indígena contemporânea |FOTO: Arquivo Pessoal

O artista plástico roraimense Jaider Esbell, que morreu no ano passado, foi destaque no prêmio Melhores do Ano de 2021 nas Artes, conquistando a categoria Artes Visuais/Pesquisa e Memória.

A premiação é promovida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e foi divulgada no último dia 31 de janeiro. Anualmente, são reconhecidos artistas de todo o Brasil, em dez categorias que vão da arquitetura às artes visuais, passando até pelo cinema e pela televisão.

Jaider Esbell morreu no dia 2 de novembro do ano passado e foi um artista que se consolidou nos últimos anos como uma das figuras centrais da arte indígena contemporânea, não apenas de Roraima como de todo o país.

Na ocasião de sua morte, suas obras estavam em exposição na mostra “Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), parte da Bienal de São Paulo, evento do qual era visto como destaque da 34ª edição.

Ao longo de sua trajetória, Esbell sempre foi, primordialmente, entusiasta da arte. Contudo, somente em 2010, se inscreveu em um programa do Ministério da Cultura de incentivo a novos escritores. Em 2012, lançou seu primeiro livro “Terreiro de Makunaima – Mitos, lendas e estórias em vivências”.

Postar um comentário

0 Comentários