MEU NOME É MULHER| Gravada às margens do Rio Branco, videoarte celebra força e ancestralidade feminina em Roraima

A obra nasce da poesia homônima, conectando a identidade feminina aos ciclos da natureza |FOTO: Divulgação/ D’Luar Maged Productions





No último final de semana de 2025, as margens do Rio Branco serviram de cenário para uma experiência artística e ritualística profunda. Sob a direção da artista e produtora indígena Wayúu, Maria Gabriela Jaya'aliyú, o projeto audiovisual “Meu Nome é Mulher” reuniu dezenas de mulheres em uma gravação de videoarte experimental que uniu performance e poesia.

Produzido pela D’Luar Maged Productions, o projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — contrapartida da Prefeitura de Boa Vista via Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC). A obra nasce da poesia homônima, conectando a identidade feminina aos ciclos da natureza.

Projeto reuniu dezenas de mulheres em uma gravação de videoarte experimental que uniu performance e poesia |FOTO: Divulgação/ D’Luar Maged Productions



Despertar e Renascimento — A jornada de gravação estendeu-se do alvorecer ao pôr do sol, dividida em dois módulos que simbolizaram o luto e o renascimento. No amanhecer, as "Mulheres Lua" e as "Mulheres Águas" participaram de rituais de conexão com a terra e purificação nas águas, transformando dores passadas em movimento artístico.

"Este é um chamado entre a lua nova e a voz das mulheres que resistem. É um processo de cura coletiva através da imagem e do corpo", afirma Maria Gabriela, que assina a direção e a concepção da obra.

Maria Gabriela: "Este é um chamado entre a lua nova e a voz das mulheres que resistem" |FOTO: Divulgação/ D’Luar Maged Productions


O encontro também se destacou pela forte rede de colaboração local. As participantes foram presenteadas pela loja Toda Ela Lingerie, reforçando o conceito de autoestima e cuidado feminino. A logística complexa na Praia contou com a coordenação de Alejandro Molero (Xtreme Solutions) e o apoio estratégico da empresa Nordiesel e do grupo Yoga com Arte.

A produção segue agora para a fase de edição e tem estreia prevista ainda para o início de 2026. Mais informações sobre o processo criativo e os bastidores podem ser encontradas no perfil oficial do projeto no Instagram: @adancadalua.br e @mageditspace.

Com informações de D’Luar Maged Productions

Postar um comentário

0 Comentários