Eventos destacam cultura asiática em Boa Vista

O Tanabata Matsuri e o Rainbow High School serão dois eventos em um só, que tem a proposta de difundir e valorizar a cultura japonesa e oriental em geral

No próximo dia 06 de julho acontece na cidade dois importantes eventos em um só, reunido os amantes da cultura pop asiática: o Tanabata Matsuri 2019 e o Rainbow High School, que vão acontecer a partir das 13h no Instituto Federal de Roraima (IFRR). Ambos os eventos serão marcados por grandes atrações, que envolvem apresentações musicais e de dança, jogos eletrônicos e de tabuleiros e muito mais.

Trata-se de uma parceria que envolve a Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR) e o Roraima Maid Café, com a proposta de difundir e valorizar a cultura japonesa e oriental em geral, além de promover aos boa-vistenses uma opção diferenciada e divertida de lazer e entretenimento. 

Na programação, as atrações são: palestras sobre cosplay, representatividade no mundo geek e os desafios de fazer quadrinhos em Boa Vista; workshops de desenho, taiko (tambor oriental), K-pop (música pop coreana) e origami (arte com dobradura de papel); apresentações de dança japonesa, concurso de Just-dance e dublagem, Maid Café e venda de produtos diversos. 

O Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, acontece em Roraima desde 2015, pelos alunos do Instituto Roraimense de Cultura Japonesa da ANIR. No Japão, é celebrado anualmente desde 1603 e é baseado em uma lenda que diz que no dia 07 de julho, duas estrelas se encontram. Normalmente acontece em praças e ruas, que ficam decorados com bambus e muitos enfeites coloridos.

Durante o festival, é habitual, se escrever os “desejos”, em tiras de papel coloridos (tanzaku) e depois pendurá-los nos ramos dos bambus, na esperança de que esses desejos se tornem realidade. Cada cor dessas tiras de papel, têm um significado: Amarelo-dinheiro, rosa-amor, vermelho-paixão, azul-proteção e saúde, verde-esperança e branco-paz.

“Quando começamos com o festival em Roraima, era feito apenas entre alunos do nosso instituto. Mas, em 2017, o festival foi aberto à comunidade pela primeira vez e tivemos uma grande aceitação. E a cada ano esse público aumenta. E mais uma vez, para contar essa lenda, nossos alunos vão encenar uma peça de teatro em japonês e português”, conta Elizabeth Mitie, presidente da ANIR.

Próximo evento – A Associação trabalha ativamente o ano inteiro, sempre pensando na melhor forma de contribuir com a comunidade roraimense. O próximo evento cultural da ANIR será a 5ª SEMANA DA CULTURA JAPONESA, que vai acontecer em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus. “E este ano temos um motivo especial. É a comemoração dos 90 anos da Imigração Japonesa na Amazônia”, finaliza Mitie.


Serviço

Tanabata Matsuri 2019 e Rainbow High School

Data: 06/07/2019

Horário: 13h

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Informações: 95 99175-7573 (ANIR)

Postar um comentário

0 Comentários