NATUREZA| Mais de 130 animais silvestres foram resgatados na zona urbana de Boa Vista

Porco-espinho resgatado: estação chuvosa proporciona alagamento do habitat natural dos bichos, "forçando-lhes" a vir à cidade se refugiar |FOTO: CBM-RR

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), houve um aumento de 18,42% no resgate de animais silvestres neste ano, se comparado com os primeiros seis meses de 2019, quando foram registrados 114 ocorrências. O período chuvoso é um dos principais fatores para que os animais venham à cidade, buscar alimentos e se refugiar. 

Entre os animais resgatados pelos bombeiros estão tatu, porco-espinho, tamanduás, jacarés, entre outros 135 animais silvestres. No entanto, as cobras lideram as ocorrências, com mais de 70 espécimes capturados. No ano passado, no primeiro semestre, foram 64.

Cobras são as mais resgatadas na cidade pelos bombeiros: mais te 70 somente neste primeiro semestre

De acordo com os Bombeiros, atualmente, com a estação chuvosa, os habitats naturais dos bichos acabam alagados, o que contribui para que eles apareçam em perímetros urbanos. E considerando que Boa Vista e outros municípios são repletos de áreas verdes, é comum essa migração à zona urbana. 

Quem se deparar com qualquer animal silvestre, é preciso se afastar para evitar qualquer tipo de conflito ou até mesmo ferir o bicho. O mais indicado é que sejam acionados os Bombeiros pelo número 193 ou a Polícia Militar, que aciona a Companhia Independente de Policiamento Ambiental, através do 190.

Após serem capturados, os animais são entregues ao Ibama para receber os cuidados necessários e depois são devolvidos à Natureza. 

Com informações de G1 Roraima


Postar um comentário

0 Comentários